O Mosaico da Vida

Então os anos passam novas experiências se juntam no mosaico chamado vida...

Os quadros vão sendo preenchidos naturalmente, dias interessantes, divertidos, tristes, solitários, bonitos...

Aqueles que você preferia não sair da cama...

Daqueles outros que você torce para que acabe logo para reiniciar outra vez...

Aqueles que você certamente gostaria de repetir a dose, aqueles que você melhoraria se pudesse...

Aqueles que você conseguiu, aqueles que você não conseguiu...

O mosaico não sente medo, nem prefere um pedaço ao outro...

o mosaico se orgulha de tudo que tem, ele não seria se assim não fosse...

Há muitas quadrículas que uma pessoa pretende preencher e certamente o campo do coração é um dos mais visados, seguido de carreira ou carreira e coração depois...

Só que o mosaico da vida não tem regras, ele não liga para o que você pensa...

Talvez você esteja na fila da padaria pensando no que vai levar para tomar café...

Então seu amor, lindo e sorridente pode estar ao seu lado na fila e você nem viu...

as quadrículas são preenchidas separadamente, não seguem ordem caminho curso, simplesmente cai a tinta brilha o sol, molha a chuva e vão escorrendo histórias nestes pequenos recortes de vidas, dias, amores, dores...

Talvez ele não esteja exatamente como você sonhou, mas talvez esteja olhando para uma única quadrícula, já pensou nisso?...

Talvez seus olhos estejam bem posicionados em um dia ruim, ou em algum evento que não gostou...

Mas sabe...

Há tantas quadrículas ali...

Abra, amplie a visão...

Consegue ver?...

Aquele dia com seus amigos? Aquele que surgiram tantas histórias depois que ninguém esqueceu?...

E daquele outro dia com aquela pessoa especial?...

Talvez você pense o único (a) a ter quadrículas ruins, dias escuros, dias nublados de chover com os olhos...

Não é, não acontece só com você...

Dias que você quer esquecer ou simplesmente não estar acontece com todo mundo, relaxe, você nunca estará sozinho em uma dor, acredite, todos temos cicatrizes...

Mas se vê alguém sorridente e pensa que ele, ela só tem recortes bonitos esta enganado, esta pessoa simplesmente decidiu olhar de longe, como você faz agora neste momento...

Pare de ver tudo isoladamente com a sensação de estar naquele pequeno quadrado...

Concentrar seu dia no que aconteceu em apenas uma hora é injusto com todas as outras 23 que ainda restaram, não seja injusto com a vida porque um dia não deu certo, não existe constância no caminho da vida, algumas vezes você esta em uma estrada de terra, noutras em uma avenida e de repente surge uma auto-estrada a noite, acostume se com as mudanças, acostume-se a seguir caminhando...

Você provavelmente tem um belo mosaico cheio de vida, alegrias, tristezas, deve ter de tudo, desde nascimento de bebes a enterros, mas tudo isso faz parte de uma mesma coisa, não jogue nada fora...

Tudo foi encaixado ali, em seu devido lugar, não deteste, não exclua, simplesmente deixe onde esta, no passado, siga em frente...

Não condene dias de sol por ter tempestades entre estes...

Ou já se esqueceu que se divertiu na praia mesmo no meio da chuva?...

Certamente já teve um dia em que você correu desesperadamente para chegar em casa para não se molhar...

Certamente já noutros você diminuiu o passo para senti-la cair em teu rosto...

A vida é assim mesmo, em um dia estamos dispostos a dar a outra face para bater, no outro estamos prontos para guerrear com o menor sinal de movimento, ainda que este seja a bandeira da paz...

Não se culpe, não culpe os outros, o que aconteceu simplesmente aconteceu naquele tempo, hoje é outra situação, outra chance, não se desculpe por ontem, seja o melhor que possa ser hoje!...

Eu não tenho a menor idéia de qual quadrícula você esteja hoje e não haveria como saber, mesmo se fossemos parecidos ainda haveria o filtro individual de cada um que transforma benção em maldição e maldição em benção, cabe a nós decidir tudo...

Talvez esteja em um dia feliz onde as coisas vão como seus pensamentos...

Talvez esteja simplesmente em paz consigo mesmo...

Talvez esteja procurando respostas, talvez esteja encontrando respostas...

Talvez esteja triste em um canto pensando estar tudo errado, que ninguém o compreende...

Talvez esteja de coração partido, ou talvez esteja de coração preenchido por um belo amor...

Ou talvez não seja nenhuma destas opções, seria impossível eu prever todos os tons que uma aquarela contendo as três cores primárias poderia colorir, uma vez que cada um tem um pincel, cada um molha de uma maneira diferente, cada um passa sobre cada tinta de uma maneira diferente...

São tantas possibilidades, talvez ninguém tenha um mosaico parecido com o seu, ele certamente deve ser lindo...

Pena que agente nunca vai ver o mosaico do outro como realmente deveria, pois há coisas que só o próprio artista pode explicar, que só ele entende o significado, algo que só ele consegue enxergar...

Eu ainda me confundo com as tintas, nem sei se devia organizar, talvez devesse simplesmente molhar nas tintas e deixar o coração e a mente pincelar, deixar a vida fluir de mim e minha mente decidir o correto para o momento...

Ainda acho extremamente difícil prever como esta seu dia, mas uma coisa eu posso dizer certamente e sem dúvidas...

Este momento em que está, este exato momento é apenas um pequeno pedaço, uma pequena parcela do que ainda é, do que já foi, do que ainda pode ser...

Viva-o, difícil, fácil, prazeroso, confuso...

Obtenha o que vier, pinte com as cores que apareceram...

Chore se assim se sentir, sorria, pule, grite, faça, quebre, refaça...

A quadrícula é sua e ninguém pode criticar um artista no meio de sua obra, no instante de sua criação, faça como pensa, não deixa que pintem o dia de hoje por você, confie na suas escolhas, vá em frente...

É seu mosaico...

Talvez de perto não consiga ver, mas afaste se um pouco

Uns três passos...

Estou certo que vai ver, a beleza das cores, e mesmo aqueles que você não gosta de lembrar compõe o total, hoje isso tudo é você, cada pequeno pedaço encaixado perfeitamente, ou não...

Formando uma bela figura que ainda esta inacabada, você esta construindo ainda, esta trabalhando nela, cada dia um novo pedaço...

Você pode dar o nome que quiser a este trabalho de artista...

Mas comumente se chama

"Vida"...

Zeu Rodrigues
Enviado por Zeu Rodrigues em 25/12/2015
Código do texto: T5490860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.