Mudança, Planos, Utopia, Realidade, Ano novo...

Não faça planos utópicos para o ano que vem.

É normal que nessa época façamos planos para o ano que se inicia. Sim, faça-os; não há nada de mau em fazer planos. Mas não coloque objetivos inatingíveis, e/ou demasiados.

O ser humano tem uma tendência pelo que é negativo, e o ano que vem nessa mesma época você estará fazendo uma soma negativa de tudo o que não conseguiu realizar; não por não ter capacidade, mas por ter estipulado objetivos inatingíveis. E consequentemente estará mais triste do que feliz, esquecendo-se de tudo ou quase tudo que foi bom durante o ano.

É normal pensarmos em um curso, um projeto para se concluir, uma dieta, sei lá, o que for...

Cá pra nós, se nós não nos interessarmos por leitura, notícias que estão disponíveis por aí; ou um texto como esse, só por preguiça; será muito criativo da nossa parte acreditar que vamos conseguir estudar, tendo textos muito maiores, não é?

Ou se, não conseguimos rejeitar um único alimento que nos prejudica, como alcançar um resultado satisfatório para saúde? (Ainda mais em uma época onde um dos pecados capitais parece estar em alta, a gula.)

Indo além: se você continua fazendo as mesmas coisas, não espere resultados diferentes. Disse Einstein.

A mudança não está na passagem de um ano para o outro, em anotações de intenções de projetos, na frase clichê: "ano novo vida nova.", não se engane com isso...

Todo dia é dia de mudanças, elas vêm de dentro. "A mudança é uma portar que só se abre por dentro." (Então não tente mudar as pessoas, mude a si mesmo.)

Quando estou para começar um novo projeto, e preciso me motivar para ele, penso nessa frase: "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.".

Mas não precisa ser no final de um ano. Nem na segunda, como um clichê à mudança... pode ser na Terça, na Quarta; no Domingo, Sábado; também não tem horário previsto, regras...

Sim, é bom lembrar que, "Se há muitos comandantes, o navio afunda." diz o Provérbio Árabe. Então não conte a todos os seus projetos, principalmente para quem fala assim: "será que vai dar certo?". Proteja suas emoções contra os destruidores de sonhos, é como os chamo...

Outra coisa, é bom lembrar que nem tudo que você planejar e executar dará certo, e isso também faz parte da sua felicidade futura. Então não fique se lamentando achando ser o ser mais infeliz no meio de aproximadamente 7 bilhões de pessoas... levante a cabeça e comece novamente se preciso for.

Oziel Amaral
Enviado por Oziel Amaral em 23/12/2015
Código do texto: T5488825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.