O louco para ser considerado louco no Brasil, tem que ser muito doidao e não maluco beleza.
O pior de não ser louco, é ser um meio louco, tipo: louco com lucidez ou consciente. O louco com lucidez sabe que não está louco, mas sabe que está bem mais próximo da loucura. E, por ele saber disso, é preocupante, porque ele sabe de sua meia loucura e tem dificuldade de controlá-la. E, por ter esta dificuldade, ele se sente desesperançoso, pois ele sabe que ao mesmo tempo, não sabe nada...
O temor do meio louco não é normal, vai muito além, por isso é anormal. O problema dele não é a falta de coragem, não é a falta de força, não é a falta de fé, não é a falta de se esforçar etc. etc... O problema dele é muito mais complexo, é conseguir controlar os sintomas de sua enfermidade , sejam os sintomas positivos ou negativos.
O "normal", mesmo não sabendo definir o que é ser normal?! - ou melhor - o ser saudável enfrenta os problemas diários do mundo real que são reais. O ser enfermo com seu temor anormal, o seu enfrentamento é duplo: ele enfrenta os problemas diários do mundo real que são reais e, os irreais que são fruto de suas imaginações.
O louco com lucidez ao se confessar a um padre sobre sua enfermidade e alguns dos seus pecados, perguntou :
- Quantos pai nossos e ave maria eu devo rezar, padre?
Resposta do padre:
- Um pai nosso e uma ave maria tá de bom tamanho meu filho. Sua enfermidade já é uma penitencia...