Espíritos fortes e ousados

As circunstâncias externas da vida mudam constantemente e são pouquíssimas as situações sobre as quais temos controle. A sabedoria nos ensina a aceitarmos o momento presente, não importa sob que formas ele se apresente. Não se trata de sermos passivos e covardes, mas de aprendermos a responder inteligentemente em vez de reagirmos automaticamente. Que tarefa terrivelmente difícil!

O universo interior é tão vivo e dinâmico quanto o mundo que nos rodeia. Pensamentos e emoções são, em certo sentido, elementos reais. Muitos adquirem vasto conhecimento sobre o mundo (ainda que tal conhecimento nada seja diante dos mistérios que o Universo oculta às nossas mentes) mas falham consigo mesmos: não são capazes de realizar uma introspecção, não compreendem o fundamento das próprias emoções, não possuem um razoável domínio sobre seus instintos e são arrastados pelos próprios pensamentos.

Do fundo do abismo ecoam gritos de desespero, gemidos de dor e ranger de dentes, mas também um chamado aos espíritos fortes e ousados: os seres mais poderosos não são os que exercem autoridade sobre o mundo ou sobre seus semelhantes, mas aqueles que conquistam e vencem as trevas dentro de si.

Onde está tua luz?