COMBATENDO AS DECEPÇÕES
EXIGÊNCIA - A CHAVE DA DECEPÇÃO
“Seja grato e satisfeito com o que fazem por você, da forma como fazem e quanto fazem, pois, assim como você, as pessoas só fazem pelas outras o que pensam que devem fazer, da forma como julgam que devem, e não o que as outras esperam e querem que façam”.
AJUDA DO CORAÇÃO, NÃO DA EXIGÊNCIA
“Cada uma ajuda o outro do seu jeito e não do jeito do outro. Muitas pessoas não se sentem ajudadas não porque ninguém faça nada por elas, mas porque não fazem o que elas querem que seja feito do jeito que querem que se faça”.
UM PRESENTE É O MELHOR PRESENTE
“Uma pessoa grata aceita ajuda que vier e o presente que receber, valorizando sempre o gesto como brota do coração de quem lhe trás. E, por ser assim satisfeita, tal pessoa sente-se atendida, socorrida, querida e feliz.”
SATISFAÇA TUAS PRÓPRIAS EXIGÊNCIAS
“Se você não se satisfaz, não espere que alguém lhe satisfaça, pois ninguém nem nada conseguirá. Cada um tem que procurar a própria satisfação, não requerer dos outros que alcancem seu nível de exigência.”
NÃO SOBRECARREGUE OS OUTROS
"Se ninguém consegue satisfazer-te, é porque você espera muito das pessoas e as pessoas não estão aí para cumprirem suas exigências."
SATISFAÇÃO – FAÇA VOCÊ MESMO
"Não são os outros que têm que satisfazer-te, você é que tem que sentir-se satisfeito. Se você não se sente, está sempre exigindo demais dos outros."
DETERMINE-SE, NÃO DETERMINE
“Observe isso: Se você exige muito dos outros, você é uma pessoa infeliz.”
PARE DE ESPERAR E PARE DE SOFRER
“Pare de esperar que as pessoas sejam como você acha que elas devem ser. Procure ser como você acha que Deus gostaria que você fosse. Decepções decorrem de querer-se fazer o que não se pode fazer e deixar de fazer o que se pode.”
NINGUÉM TE DECEPCIONA, VOCÊ FRUSTRA SUAS EXPECTATIVAS
“Se você muito ajuda, mas sem jamais agradar, é porque em vez de ser grata pelo que recebe, quem você ajuda espera receber o que quer e não o que você quer dar ou fazer. Assim, para não decepcionar-se, ajude, mas não espere reconhecimento”.
RECEITA ANTI DECEPÇÃO
“Para jamais decepcionar-se, não espere nada de ninguém, nem ajuda, nem gratidão. O que vem dos outros não depende de você, mas o que você pode fazer por si e pelos outros, depende. Assim, seja você mesmo o padrão de ajuda que dá; faça pelos outros o que gostaria que lhe fizessem.”
Wilson do Amaral