COP 21

Mais uma vez assistimos ao fracasso das negociações sobre problemas climáticos versus economia de mercado.

Foram duas semanas de gastos estratosféricos com pessoas se digladiando na tentativa de impor aos outros as condições para que nada mude, principalmente os ganhos, com as atividades da economia de mercado.

Metas que jamais serão cumpridas foram estabelecidas para 2030.

Até lá é como se o mundo estivesse congelado e o tempo parado.

No meu entender só há um caminho a ser seguido por todos.

É o caminho do bolso.

Ninguém vende nem compra nada aos grandes poluidores (China, Estados Unidos, União Europeia, etc.) e quando faltarem as materias primas que eles compram e as suas produções estivem encalhadas ai sim, eles terão que ceder.

Somente com as medidas drásticas de fechamento das minas de carvão e dos poços de petróleo e do consumo exclusivo da energia limpa (eólica ou solar) e de veículos automotores movidos à energia elétrica ou a Hidrogênio (já temos tecnologia para isso) é que se pode pensar na manutenção da situação atual do planeta.

O resto é conversa fiada.

De nada adianta criar fundo internacional para “compensar” os danos naturais porque eles são irreversíveis.