Do livro "Gardênia"
Os cientistas em sua grande capacidade de olhar o vazio, em sua grande capacidade de olhar para uma pedra não estão olhando para ela, porém são os únicos seres humanos que passam por ela e não correm o risco de tropeçar nesta pedra, os químicos com certeza irão pegá-la e ela jamais será uma pedra novamente, para os filósofos está pedra será o Universo do pensamento humano, para os poetas será a pedra que levará os sentimentos de uma criança ao arremessa-la, será a trave em um jogo de futebol de rua, será o que tiver que ser na ora que tiver que ser, mas jamais será uma simples pedra, para os bárbaros de todas as épocas será uma arma para tirar ou manter a vida, para os religiosos não existira uma pedra e sim uma criação de Deus, para um louco nunca será visto como uma pedra, mas será visto como um irmão cujo até mão terá, para as mulheres poderá ser uma peça de enfeite, para o homem a possibilidade de algum lucro ou algo para sentar-se.
De qualquer forma para nós está pedra na verdade é a mais pura metáfora do primitivismo de nós homens a olhar muitas coisas da vida , de nossa vida e da vida de uma mulher, alguns dirão que isso é a mais pura expressão de várias coisas e de vários sentidos , mas vou ater-me a que mais o meu próprio primitivismo empedrado foi com certeza polido, quebrado e que ganhou as formas de um único pensamento, mas não de único sentimento por uma mulher. E antes mesmo de perder-me ou perder a minha forma completa é preciso que eu colha de minha mente aberta a lembrança da primeira vez que a vi.
Não havia raios e nem trovões e o vento como por encanto trocou de direção como querendo que eu não sentisse o perfume que provavelmente exalava de seu corpo em movimentos firmes, compassados, não havia sorriso, porém nem lágrimas e o rosto mantiá-se como se estivesse escondendo alguma coisa, porém seus olhos não estavam no mesmo espaço do corpo, poderia jurar que a sua própria matéria estava andando como se puxada pelo fio da vida , parecia que a sua alma era um daqueles meninos puxando o carrinho por um cordãozinho improvisado.
Definitivamente eu em um gesto que muitos irão considerar como loucura estava vendo duas mulheres em uma só e de uma forma mais louca ainda acabei sendo arrancado de minha matéria onde um dos meus “Eus” olhava o corpo de Gardênia e o outro olhava a alma de Gardênia.