O Cravo Brigou com a Rosa
*impressões sobre o fato colhidas no jardim e imediações:
By Abelhinha Abelhuda: repórter (e bisbilhoteira)
By Abelhinha Abelhuda: repórter (e bisbilhoteira)
Dr. Jacinto, médico local: Radiografia! Vamos ver se alguém quebrou algum ossinho...
Jardineiro Florisberto : Já podei briga desses dois por muitas vezes...
Flora preconceituosa, dona do jardim: É nisso que dá, querer juntar espécies tão diferentes perto uma da outra...
Violeta antenada: Daqui do meu canteiro escutei os gritos!
Camélia escandalizada: Nossa, foi o maior fuzuê! No susto, quase que eu caí do galho!
Delegado Caule-Bravo: Lei Maria da Penha! Onde o Cravo tava com a cabeça?
Bico-de-Papagaio: Esse meu primo em 3º grau... Sempre metido a valentão.
Jasmim condoído: Coitado do Cravinho! Saiu todo ferido
Hortência revoltada: Coitado? Pior é a Rosinha! Toda despedaçada!
Orquídea Nobre (e orgulhosa): Não me meto em briga da ralé...
Margarida invejosa: Hum... Essa Rosa cheirosa com cara de santa? Vai ver, tava aprontando com o Cravo.
Bicho-preguiça, sonolento: Eu querendo dormir, e aqueles dois... ZZZ ZZZ ZZZ
Bem-te-vi, em cima do muro: Eu vi tudo, mas não quero me envolver... Minha fama já não presta...
Cravo-de-defunto, outro primo do Cravo brigão: Que perigo! Por pouco não tive que virar coroa no velório! Ufa!
Dente-de-leão, vizinho atingido: Quero nem saber! Vou cobrar meu prejuízo! Olho por olho, dente por dente!
Alecrim-dourado, que nasceu ali sem ser semeado: Quê que eu tô fazendo aqui? Briga de casal me dá alergia. Atchim!!
Dália, melhor amiga da Rosa: A culpa é toda do Cravo!
Narciso, melhor amigo do Cravo: Quê isso?! Vem com essa! A culpa é toda da Rosa!
Dr. Cris-ântemo, Juiz imparcial: Os dois têm culpa: O Cravo tem seus repiques, a Rosa tem seus espinhos.
(De)Lírio-da-Paz, padre e pacificador: Vamos parar com isso, agora! Os dois! Que não separem as flores, aquilo que o homem uniu...
*Após leitura de "O Julgamento do Goleiro Bruno", de José Estanislau Filho.