"Clara Consciência"

Ainda sobre o dia de Zumbi!

"...Deixo a consciência negra para os que têm o coração sombrio cheio de negros preconceitos.

Pois tenho é a consciência de que a minha cor não é o que me faz consciente de que precisamos muito avançar para ocupar espaços de poder, espaços na mídia, nas universidades e em todas as áreas onde sempre houve o perverso impedimento.

Minha cor é o ponto de partida de tudo isso.

A busca pelo respeito se dá na cotidiana existência e resistência não em um só dia para a reflexão.

Devemos exercitar a reflexão sobre o que somos e quem somos e qual o nosso papel na sociedade todos os dias.

A simbologia e a comemoração em si do dia em comemoração a Zumbi dos Palmates é um grande avanço.

Mas não podemos resumir num feriado ou numa data nossa história, nossas lutas e conquistas, queremos e temos o direito a muito mais que um dia no calendário oficial.

Não queremos só o "Dia da Negrada" como falam os doentes de sempre.

Queremos respeito e inclusão!

Pois negra é a mancha que nunca sairá do pensamento dos que se acham melhores que nós por terem sua cor de pele branca ou quase branca.

Eu tenho é uma consciência clara!

Sobre o meu papel na luta em prol dos direitos que de uma forma sistemática ao longo da história nos foram e continuam a serem negados e negligenciados.

Eu não quero só as Cotas, eu quero também dá as cartas.

Minha pele é parda, cafuza, escura, indígena, mistura, humana.

Minha consciência é meu guia, o resto é pura demagogia!

Respeito e Direitos está é a palavra do dia..."

("Clara Consciência", by Carlos Ventura)

Carlos S Venttura
Enviado por Carlos S Venttura em 21/11/2015
Código do texto: T5456435
Classificação de conteúdo: seguro