Por que será?

Por que será que sempre usamos frases prontas para sustentarmos, ou evitarmos aprofundar nossa reflexão sobre um assunto?... Do tipo:

"O SER HUMANO É COMPETIDOR POR NATUREZA." / "NÃO SE MISTURA MANGA COM LEITE." / "LUGAR DE MULHER É NA COZINHA!" / "PENSAR DEMAIS FAZ MAL." / "FUTURO É EVOLUÇÃO." / "TEMPO É DINHEIRO." / ETC...

Pois bem, muitos dos vários bordões usados em "nossa sociedade" estão escrupulosamente ligados ao modo particular com que um seleto grupo de pessoas ("as mais influentes") pensam ou pensaram sobre o mundo. Ao analisarmos a origem de nossa psique, de nossas interpretações, dos sentimentos de orgulho, das guerras, preconceito, vergonha, ostentação, das mais diversas problemáticas que enfrentamos nos dias de hoje, quase todas; estão estritamente ligadas aos fatores econômicos, religiosos e políticos, de imposição e do interesse de uma minoria (de uma minoria mesmo). Por que será? Por que será que cada vez menos; temos menos tempo pra pensar? Por que será? Por que será que vivemos num estado de completa falta de questionamento? Onde até os crimes e as desgraças, banalizados: se tornam apenas meios para atração de ibope, propagandas, bundas, e fins comerciais?... Como diria minha avó: "Onde a verdade não chega, chega a mentira e a barbárie." Então, além de toda inversão de valores, temos os choques ideológicos, os vazios existenciais, as drogas para esquecer a dor de um trauma, de uma culpa, de um medo, de um sentimento de incapacidade crescente e devastador que assalta o peito... a falta de perdão, a falta de expectativa de conciliamento, em grande parcela: causado pelo individualismo total, faz o ser humano viver desconfiado até de si mesmo, num verdadeiro estado de guerra psicológico, num verdadeiro estado selvagem. (aquém do animal!)

Uma vez que nascemos "burros", isto é; limpos de qualquer verdade e conceito, ao mesmo tempo que damos os nossos primeiros passos, também vamos adquirindo e sendo engolidos por toda essa mesma sistemática. Uma vez que numa sociedade, inevitavelmente, sempre estaremos reféns da sanidade de cada um, é imprescindível que nos organizemos num mundo onde se trabalhe por uma educação que não vise mais o "estrelato" de uns, mas sim de todos... Por fim, se continuarmos nessa loucura, nessa atual corrida de cavalo em rumo ao conceito de uma felicidade inventada, vivendo única e exclusivamente para geração de lucro, para o mercado financeiro, onde a exploração do mundo se dá através do consumo, juros e impostos impagáveis... Conclusão... também, não será através do ódio para com outro, nem mesmo para os tais "donos" do mundo, que iremos mudar alguma coisa. Afinal, em milhões de anos de humanidade, o ódio não ajudou em nada, só facilitou a manipulação e o controle... então, que vivamos pelo desdém e o desprezo de quem já acordou para uma nova realidade, de quem olha para todo tipo de imposição tirana, ouro e poder: como para quem olha para uma velha piada sem graça. Pois, antes que uma nova ordem mundial nasça, façamos a nossa: onde o seu pilar seja fundado no respeito, na verdade, e nos valores de uma outra educação, que sempre e inevitavelmente: nos fará viver como verdadeiros irmãos. Como diria Raul Solnado, o comediante português: "Façam o favor de ser felizes!" (tentemos, pelo menos.)

...

PS. Assuntos interessantes > Procurem a origem da palavra "negócio"... Investiguem a origem de como se deu o uso da gravata, ou o por quê e quem foi as primeiras mulheres a pintar as unhas.

John Kuallquer
Enviado por John Kuallquer em 19/11/2015
Reeditado em 07/12/2015
Código do texto: T5454343
Classificação de conteúdo: seguro