Educar para a Vida!!!

"...O trabalho do professor é esperar que a educação mude o caráter de um menino e o destino de um homem..." – Filme, O Clube do Imperador.

Educar é a arte de retirar de si mesmo as coisas supérfluas e desenvolver o emocional, espiritual e psicológico. De fato, a educação de crianças e jovens não se restringe a nenhuma filosofia milenar; não importa o método, mas a qualidade de tal. Dessa maneira, a filosofia apresentada pelo treinador, Larry Gelwix , fundamenta minha opinião ao confirmar que, independente, do método, o importante é fazer vencedores na vida, de modo que não possam “constranger a família, ao grupo que pertencem e a si mesmos..." é o ensinamento perfeito. O respeito aos ancestrais, aos antigos jogadores (vivos ou não) mostra a grandeza da responsabilidade e a honra que é o caminho de se tornar alguém melhor. Ironicamente, um dos ensinamentos do candomblé é o respeito aos ancestrais, pois eles nunca nos deixam! Permanecem em energia revigorante, em presença afável, em paradigmas notáveis! Mesmo os que não tiveram uma boa conduta, permanecem, pois a família é constituída de bons e maus. O caminho do autoconhecimento é muito difícil e constante! Não existe maturidade melhor, mas a mais lapidada, ou seja, todo o seu ser tem que ser vasculhado, garimpado e melhorado: a dor e humilhação sentidas são indescritíveis, pois você tem que confrontar a si mesmo diretamente! Suas mentiras e manias, medos e angústias, de sua essência mais hedionda à resplandecente nobreza existente na alma humana. Toda essa metamorfose é dolorosa, pois cada camada tem que ser respeitada e vencida pôr si mesmo, pelo próprio esforço e pela vontade de querer ser o melhor possível. O que quero evidenciar é que o autoconhecimento é necessário para toda e qualquer pessoa que queira ter o seu lugar na sociedade! De fato, o que mais vai importar no fim da vida é o caráter: a capacidade de se manter fiel a si mesmo. Outro fator importante para o autoconhecimento é o silêncio. Nele, enfrentamos a verdadeira realidade de nossa frágil humanidade. Escutar a si mesmo é mais angustiante que muitas coisas... Atualmente, as pessoas se emergem em barulhos diversos para não se escutarem. Uma felicidade que oculta uma terrível tristeza existencial. Somada a esse fato, a tecnologia vem alimentar o vazio de egos inflamados e sem sentido primordial e em escala progressiva e degradante. Independente de crenças pessoal ou coletiva, conflitos de certo ou errado, Deus – a força criadora, Olorum ou como você prefere chamar – está chamando a cada um na sua frequência particular e se pergunta o porquê não O escutamos. Longe de ser um texto de conotação religiosa, não se pode (ninguém pode) alcançar o mínimo de maturidade espiritual e, porque não dizer, divina sem perscrutar as camadas frágeis do humano que nos constituem. É preciso que aprendamos a escutar direito e poder reconhecer as diversas feridas existentes em nosso caminho.

Uma das grandes lições, na arte da educação, é que você não precisa ser perfeito para ser sempre vencedor, mas se esforçar para se tornar uma pessoa melhor para si mesmo, para sua família e para todos aqueles que lhe são queridos. Tornar-se melhor não é privilégio, mas uma necessidade de todos! Mesmo para os que não concordem com esta afirmação. É preciso reparar os fatos que, em sua vida, foram o ápice de sua ruína (seja o estigma de um acidente grave ou mesmo mal cuidado com o corpo ou com drogas); a reconciliação pessoal, fraterna e familiar é outro fator importante; enfim, separar o joio do trigo, se educar! Saliento, mais uma vez, que todo esse processo é extremamente doloroso! Mas escute bem, lá no fundo! A única barreira é o medo, a medida da indecisão que pode impedir todo o caminho da educação. Não desista! Seus problemas não o deixarão se você fugir, pelo contrário, só criarão novas camadas e forças para impedir seu desenvolvimento. Seja a mudança que tanto queres ser para o mundo! Existe um fator essencial: é um investimento solitário! De fato, seus familiares e amigos são fundamentais para tudo isso. Mas os momentos mais difíceis só será você contra você! O caminho do desenvolvimento pessoal é solitário mesmo e o silêncio é um forte aliado para isso. Escute bem e observe a beleza ao seu redor e ficarás impressionado em como os cenários mais lindos são os mais simples! A natureza é um grande refúgio para todos os que desejam se encontrar consigo mesmo: o azul do céu; o horizonte que esconde um mistério querendo ser revelado; um mar de riquezas, apenas esperando para ser contemplado; o sorriso de um bebezinho ou mesmo uma afável brisa no rosto, todas essas expressões divinas e simples da vida são meios naturais para auxiliar no autoconhecimento. Experimente e sentirá o fruto de todo seu esforço pessoal. Ou, simplesmente, respire, observe e escute bem... Verás a grande calma que isso fará, e ninguém poderá entender a importância de tudo isso na formação de sua personalidade.

Rosdrigo
Enviado por Rosdrigo em 11/11/2015
Código do texto: T5445820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.