Conhecimento de Deus

Proposições:

A) Ninguém é capaz de conhecer absolutamente a infinitude de algo. Se conhece, tal não é infinito ou este conhecimento não é absoluto.

B) Se alguém não conhece absolutamente a si mesmo, como pode ter certeza do que realmente quer? Ou se trata de uma certeza relativa e de um querer relativo - ou mesmo de um engano.

Disto implica:

1. Se Deus pode se conhecer, então ele é finito. Se Deus é infinito, então ele não pode se conhecer. Não seria possível onisciência.

2. Se Deus finito criou o universo, o universo pode ter limitações que o levaria ao caos e desordem. Sem que mesmo Deus pudesse prever seus andamentos e mudanças de forma absoluta. Não seria possível onipotência.

3. Se Deus infinito, mas que não pode se conhecer, criou tudo, então saberia ele, sem se conhecer, qual o seu propósito para a criação? Se a moral tem fundamento em princípios estabelecidos por Deus, não teria a mais perfeita moral um fundamento possivelmente falso?

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 07/11/2015
Código do texto: T5440893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.