Sobre nomes de ruas

Sentado num banco da Praça Pe. Cícero, em União, a observar a árvore que é morada de um papagaio, pensei: "Bem que esse papagaio poderia dar nome a alguma dessas ruas das redondezas. Seria uma homenagem a ele, pois presta relevantes serviços à cultura palmarina. 'Quem sabe rua 'Papagaio Romeiro' ".

É possível que exista quem ache essa 'ideia' risível. E devo considerar: talvez existam muitos que assim pensam. Para estes, deve ser uma afronta, ultraje o fato de uma rua, avenida, praça leva o nome de um animal. Mas não será preconceito?

Tenho uma mania, dentre as várias que conservo em meu pequeno ser, não-ser e quase ser, que muito me apraz e diverte, e da qual lanço mão quando estou a caminhar por logradouros: ler as placas com o nome da rua, avenida, praça. Por onde quer que caminhe, sempre que topo uma placa estampando o nome do local, leio. Ou quase sempre... Vez outra, encontro uma que me faz rir... Na maioria das vezes, contudo, me deixam valente.

Eis o motivo: vejo muito Dr. precedendo o nome da nobre figura que empresta o nome à rua, avenida, praça etc. Rua Dr. Fulano de tal; Avenida Dr. Sicrano das tantas; Praça Dr. Trajano Pereira de Aquino Cavalcante e Silva de La Macha Casado e Divorciado dos Santos. Então, "Será que esse doutor de tal era 'chegado' mesmo do local ou um turista?" Dá vontade de perguntar a algum morador do local se conhece ou conheceu o tal doutor, se este realmente faz valer a 'homenagem' a ele concedida. Geralmente, fico só na vontade... Porque sei que é preciso ter paciência e não violar o segundo preceito para o ''bom'' convívio social...

Mas como é difícil fazê-lo: em Colônia Leopoldina, em Ibateguara e em União, nessas três cidades existe a rua XV de Novembro. Foi isso que descobri, graças à minha atenção às placas com o nome dos logradouros. E, como não poderia ser diferente, valente fiquei.

É isto mesmo, quem discordar é só ir conferir, arranje as malas e desembarque em Colônia Leopoldina, Ibateguara ou União e verificará que não estou faltando com a verdade. Ou seja, mentindo: nessas três cidades há a rua XV de Novembro. Contudo, a 20 de Novembro nem sombra... Não existe. Mas com nomes de doutores, desembargadores, marechais, sim. De negro, gari, operador de pare/siga, papagaio, nem sombra...

Vovó tava era certa: é fim de era.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 29/10/2015
Reeditado em 29/10/2015
Código do texto: T5431443
Classificação de conteúdo: seguro