LIBRAS - SVO X TOPICO COMENTÁRIO

ASSUNTO: SVO E TÓPICO-COMENTÁRIO

Pesquisando sobre o assunto em sites direcionados ao estudo de Libras, privilegiei o seguinte comentário, que resume vários outros dentro do mesmo tema :

Conforme publicação do INES: “Em estudos anteriores, dissemos que a ordem preferencial das sentenças da LIBRAS era SVO quando não havia topicalização ou verbos com flexão ou direcionais. Porém, estudos mais aprofundados, apesar de não desmentirem o que dissemos, mostraram que a topicalização é muito mais frequente do que se pensa à primeira vista em LIBRAS. A ordem tópico-comentário é realmente a preferida quando não há restrições que impeçam certos constituintes de se deslocarem.”

http://www.ines.gov.br/ines_livros/35/35_004.HTM

Infelizmente o Link foi removido pelo INES, mas o conteúdo "A língua de sinais utiliza a estrutura tópico-comentário, enquanto a língua portuguesa evita este tipo de construção" pode ser encontrado em material do MEC no endereço abaixo:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf

Eu não tenho muito conhecimento do assunto, a não ser o critério da observação, e o pouco que sei estou aprendendo agora com o estudo desta disciplina. Mas por diversas vezes fiquei bastante intrigada quando diante de um intérprete de libras traduzindo simultaneamente algum assunto, pois a impressão que se tem é exatamente a de que não se traduz o assunto, palavra por palavra, a não ser que por necessidade aquela palavra seja introduzida no contexto letra por letra.

Isto realmente me leva a compreender que existe um sistema diferenciado de raciocínio para a língua de sinais. E que este raciocínio natural é o padrão tópico-comentário.

Também compreendo que por ser uma linguagem relativamente recente, não existe ainda uma padronização eficiente que nos permita aprofundar estes conceitos. Mas receio que, da mesma forma assim como acontece entre a língua padrão e a língua falada, haja na linguagem brasileira de sinais este embate, entre qual seria a forma correta ou a mais natural de construção das frases. Pelo pouco que entendi, os eruditos de plantão já se anteciparam a “canonizar” a forma correta de expressão em Libras como a ordem SVO, enquanto que a comunidade surda utiliza a forma mais natural para eles, que seria a construção tópico-comentário.

Eu creio que é preciso tomar cuidado para que a comunidade falante que está aprendendo LIBRAS no momento, como nós, por exemplo, não venhamos a perpetuar um erro grosseiro que pode vir a interferir na liberdade dos verdadeiros “donos” do idioma, ou seja, a comunidade surda.

Creio que somos nós quem devemos nos adaptar às regras, e não eles. Se não, correremos o mesmo risco de um falante de português que tentar se comunicar em inglês apenas traduzindo, e falando em inglês expressões que jamais seriam faladas por um nativo.

Também penso que a elaboração de regras gramaticais para LIBRAS deva ser iniciativa de pessoas surdas, pois, se já temos tantas discussões em torno da gramática de língua portuguesa, por parte dos professores linguistas , imagino o desastre que seria a elaboração de uma gramática para Libras por parte de algum burocrata defensor da chamada “norma culta”.

Mas enfim, como faço questão de repetir, sou mera iniciante nesta jornada, mas minha opinião está formada a partir de comentários deste fórum e algumas matérias relevantes em sites direcionados ao assunto.

No aguardo de suas considerações,

Referência :

http://charles-libras.blogspot.com.br/2010/04/sistema-sintatico.html

Miss Jade
Enviado por Miss Jade em 27/10/2015
Código do texto: T5429158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.