Diferenças aceitas

Conviver com as diferenças não é uma tarefa simples. Especialmente quando se fala em crença.

Mas a boa notícia é que sim, é possível conviver pacificamente com quem pensa e vive de modo diferente do nosso.

Eu mesmo tenho aprendido a colocar isso em prática no meu dia a dia, pois tenho amigos, parentes, conhecidos e pessoas próximas que seguem outras religiões, que mantém outros costumes, que adoram outros deuses, que acreditam em coisas distintas bem diferentes das minhas.

E mesmo que não compactue com suas escolhas, busco deixá-los a vontade para seguirem cada qual o seu caminho, da maneira como desejam.

Em se tratando de religião, o melhor é evitar o embate e se abster da crítica destrutiva. Pois como bem me dizia uma amiga dos tempos da adolescência, religião é um estilo de vida. E quando você fala mal da religião alheia, você está atacando diretamente o estilo de vida que aquela pessoa escolheu. Logo, a inimizade e a mágoa serão inevitáveis. Porque nenhum ser humano gosta de ser criticado.

O mais importante é manter o respeito, mesmo que seja necessária a ausência, ou através do silêncio.

E se caso alguém desperta o interesse para o estudo e a pesquisa sobre aquilo que desconhece, nada mais apropriado que indicar boas fontes de consulta e bons livros a serem lidos, onde grande parte dos seus questionamentos serão respondidos.

Cabendo a cada qual a decisão final sobre o rumo a ser seguido.