gratitudo,inis

Sabe... Fiquei pensando muito sobre gratidão. O que é gratidão, afinal?

Derivada do latim GRATUS {gratitudo,inis}, pode significar “agradecido”, ou até mesmo “agradável”, pela sua raiz. É também substantivo feminino, que conota qualidade de quem é grato e também reconhecimento à alguém que lhe preste algum benefício.

Mas esses são apenas pequenos direcionamentos. Afinal, uma palavra não se define somente metalinguisticamente; também se define em ações. Nesse viés, ela assume (no contexto gramatical por associação) ares de verbo, em que o ato de gratificar-se a alguém torna o significado mais amplo.

E nisso, já temos 2 pontos de vista dentro do mesmo embasamento: o da palavra por ela mesma. Mas... e no campo dos sentimentos? Como definir gratidão?

Definir gratidão no campo sentimental demanda um esforço muito maior. Pois ter gratidão a alguém e demonstrá-la é mais complicado do que somente defini-la... Para uns, somente um obrigado! é suficiente; para outros, independente da grandeza do que se tenha feito, são definidas dívidas eternas, que muitas vezes causam desconfortos desnecessários. Mas aí também há uma dicotomia muito maior, pois os significados de cada ação, cada reconhecimento, tomam proporções diferentes em cada um dos interlocutores envolvidos. E nesse ponto, nada pode ser mais decepcionante do que não ter seu reconhecimento tido como válido pelo seu interlocutor; em si, o que seria suficiente para gratificar a um não passa de mera formalidade para outrem...

Isso vai depender muito do significado que cada um atribuirá às atitudes e gentilezas que forem realizadas. E isso depende não somente de como fomos criados e das experiências que tivemos; depende bem mais de nós, e da alegria que um agradecimento pode causar a nós! Também nesse ponto, o significado de alegria dependerá do que temos apreendido em nossa caminhada e do que cause alegria em nós: um sorriso sincero, um aperto de mão, um agradecimento, ou o sofrimento alheio (pois há pessoas que se sentem bem ao ver outras sofrerem, não alcançarem seus objetivos, estagnarem suas vidas em problemas, deixarem-se levar pelas opiniões alheias e viverem de acordo com as convicções de outrem).

Sou grato por tudo o que já me aconteceu na vida: a própria vida, os empregos que já tive, as pessoas que passaram pela minha vida (e causaram bem ou mal para mim)... Independente do significado que você der à palavra gratidão, seja grato. Grato pela vida, pelas gentilezas recebidas, pela atenção dispensada. Mesmo que os conceitos sejam divergentes, pois aprender a conviver com as diferenças também é gratidão. E que a palavra seja também vivida, em sua plenitude, por cada um de nós...

Willer Jones
Enviado por Willer Jones em 20/10/2015
Código do texto: T5421566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.