Delícias e Dores em Morar Solitário

Em abril de 2014 aos meus 30 anos realizei meu grande plano de morar solitário, resolvi pendências pessoais, familiares, profissionais, referentes a documentações e montei uma estrutura para realizar minha mudança do Rio de Janeiro para o Paraná. Juntei dinheiro para alugar um quarto em um pensionato misto, recebi ajuda de familiares e da namorada que tive na época, fui aprendendo o que precisava ter no quarto e fui me adaptando, passei a cozinhar para mim, fiz faxina, acostumei com uma nova rotina e senti o estranhamento comum a quem passou 30 anos vivendo com mãe, pai, irmão e avó materna durante a vida inteira tendo que iniciar uma nova vida em um local muito distante (em média estou a 900km de distância de onde vivia).

Por vezes eu me sentia bem dentro do clima da música Stranger in a Strange Land da banda britânica Iron Maiden onde sou um estranho em uma terra estranha. Passei por uns sufixos onde tive que minimizar despesas, abrir não de alguns confortos, tive que fazer diferentes "bicos" (trabalhos informais), peguei dinheiro emprestado, emprestei dinheiro e no final tudo deu certo.

Eis minha saga de moradias onde vivi quase como se fosse um cigano nômade:

1- Passei 5 meses (abril à setembro de 2014) hospedado em um quarto individual mobiliado em pensionato misto onde conheci algumas pessoas e fiz um amigo. Lá tinha uma cama de solteiro, armário duplo, mesa e cadeira propícios para colocar um computador, o pensionato tinha cozinha comunitária com sala de convivência e lavanderia comunitária na cobertura com lavadoras e varais abertos e cobertos, fora isso tinha porteiro, câmeras de segurança, banheiros coletivos nos corredores e internet Wi-Fi e televisão à cabo para quem pagasse uma taxa adicional mensal pelos serviços.

2- Passei 3 meses (outubro à dezembro de 2014) em um quarto individual minúsculo que eu alugava em um apartamento mobiliado que possuía sala, cozinha, dois banheiros, uma lavanderia e cinco quartos. Meu quarto tinha uma cama de solteiro e um armário alto e estreito, eu me tornei praticamente um mágico para comportar todos os meus objetos dentro daquele cubículo, mas consegui curtir aquela fase, a casa dispunha de internet Wi-Fi, uma televisão e um rádio como entretenimentos. Não fiz nenhuma amizade, eu era um dos únicos homens daquela casa e não tinha afinidade alguma com o povo.

3- Passei 7 meses (janeiro à julho de 2015) dividindo uma kitnet em condomínio fechado com um colega que tornou-se um grande amigo ao longo dos meses. Dividíamos as contas e tarefas domésticas e como ele teve que voltar para seu estado e cidade para se casar com sua noiva eu comprei seus móveisce eletrodomésticos e mantive a moradia, nesse caso já morando solitário. A amizade continua e tive que desocupar a kitnet na qual morei, pois comprei a kitnet da vizinha do mesmo andar.

4- Desde 4 de agosto de 2015 moro oficialmente solitário em minha kitnet mobiliada completa, livrei-me do aluguel ee agora tenho menos problemas financeiros por conta disso. Basta pagar o condomínio que já inclui água e gás e a conta de luz, pago outras necessidades e consigo viver e agora o prédio tem um deck com piscina e churrasqueira só para valorizar a vida aqui.

Morar solitário é mesmo uma delícia, vivo como quero e você vai entender como é, vamos aos seguintes motivos:

1- Posso ter individualidade, liberdade, privacidade e paz como em nenhum outro lugar do mundo, minha casa é o local onde sou imperador e soberano, em meu território as leis são minhas, estou acima do Bem e do Mal da porta de casa para dentro.

2- Posso montar minha rotina de atividades e até de inatividade onde ser ativo ou ocioso é escolha apenas minha e de ninguém mais.

3- Posso receber quem eu quero, quando quero e se querou ou não quero visitas a escolha é apenas minha, isso é confortante e agrada ter essa possibilidade.

4- Posso decorar tudo como eu quiser nos estilos, padrões, cores e materiais que meu dinheiro puder sustentar e ninguém pode dar pitaco nisso.

5- Em dias de folga qualquer coisa que eu fizer desde que garanta minha estrutura dos dias posteriores é válida, é gostoso viver assim, mas tenho que ser produtivo.

Existem as dores de morar solitário, nada na vida é realmente gratuito, morar solitário não poderia ser grátis também, e eis as dores em morar solitário:

1- Tenho que pagar todas as contas solitário, isso inclui condomínio (com água e gás), conta de luz, compras no supermercado, fatura da conta bancária, plano de internet Wi-Fi e dados de telefone móvel e qualquer outra coisa, mas para quem se livrou do aluguel é um preço justo a pagar, os bolsos irão doer quando eu tiver despesas de moto ou carro que incluem documentação, combustível, estacionamento, lavagem, revisão mecânica, IPVA, seguro e coisas que são medo de pensar e mais medo ainda de somar na calculadora.

2- Tarefas domésticas como lavar e secar a louça, lavar e estender roupas nos varais, arrumar roupas nas gavetas e cabides do armário, passar roupas, fazer faxina e jogar o lixo fora. Isso cansa, mas a casa deve estar limpa, mas a preguiça e procrastinação podem atrasar a disciplina das tarefas, mas no final tudo dá certo.

3- Desleixo em alguns dias livres que poderiam ser dias mais produtivos e que por alguma razão esqueci ou adiei o que precisava ser feito e fiquei brigado comigo mesmo depois.

4- A solidão tão gostosa e produtiva para diversos fins em boa parte do tempo cansa, nem sempre vai ter alguma rara e agradável companhia quando a necessidade social bater, mas tudo tem um preço e essa dor é leve e contornável.

5- Apesar de aprender a cozinhar legalzinho sinto falta da comida da minha mãe e pai, sinto falta das sobremesas do meu irmão e sinto falta dos lanches com amigos da minha terra. Dá saudade, mas nos encontraremos de novo e levarei minha boca faminta para tal reencontro.

Leitores(as), digo que morar solitário é uma experiência única e incrível, uma verdadeira aventura onde nos aprofundamos em nos conhecer, ora nos amando, ora nos odiando, mas depois as coisas se encaixam se nos adaptarmos a essa vida, seria interessante cada pessoa solteira tentar viver solitária por pelo menos dois meses, seja num quarto individual de pensionato, um quarto individual de hotel ou pousada, uma kitnet ou apartamento. Só quem viveu assim sabe na prática como isso funciona, uns vão sentir vontade de voltar a morar com os familiares, outros vão dividir a moradia com amigos e colegas ou vão querer uma vida de solitário, mas gente como eu escolhe viver só e não imagina outras possibilidades a longo prazo.

- Hector Hertz.

Outubro/2015.

Hector Hertz
Enviado por Hector Hertz em 15/10/2015
Reeditado em 15/10/2015
Código do texto: T5415074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.