Dicas Para Passeios e Viagens Curtas

Gosto muito de passear e viajar e as opções de locais para visitação são vastas, posso ir a livrarias e sebos, bibliotecas, museus, galerias de artes, antiquários, centros históricos, parques, bosques, lanchonetes, restaurantes, igrejas, cemitérios e outros locais para apreciação artística e cultural e eu soube através de um turismólogo que a melhor forma de conhecer um lugar é fazendo caminhadas a pé. Tenho vivido tal experiência de passear e fazer viagens curtas desde quando eu vivia no estado do Rio de Janeiro e desde 2011 conheci Curitiba, capital do estado do Paraná no Brasil e a cidade onde escolhi renascer em uma nova vida. Tanto um passeio quanto uma viagem curta são bons de iniciar por volta das 7h, podendo terminar lá pelas 20h, dando tempo de voltar para casa, tomar um banho, fazer uma refeição, refletir e absorver os acontecimentos e dormir gostoso tendo evitado o tédio e monotonia.

Nesses passeios e viagens curtas conheci pontos turísticos diversos e até puxei conversa com algumas pessoas, é divertido conhecer várias facetas da cidade onde moro, e caminhando percebo melhor arquitetura bela e antiga em contraste com muitas arquiteturas novas que para mim não tem a beleza, imponência, elegância e requinte de construções históricas, mas também noto com pesar o abandono e ruínas de outras tantas construções que precisavam e mereciam ser preservadas.

Sou bastante econômico com meus passeios e viagens curtas, em especial por estar solitário na maioria dos passeios e viagens, mas é bom levar algum dinheiro para diferentes fins. Consigo me divertir com criatividade e pouco dinheiro, mas dinheiro é mesmo um facilitador para qualquer ação, tanto que consigo fazer um passeio curto com R$ 30,00 e uma viagem curta com R$ 300,00 reais e volto com algum conteúdo.

É bom passear pela cidade, seja na minha cidade ou nas outras cidades gosto de estar equipado com os seguintes itens para um divertido passeio ou viagem curta:

1- Telefone móvel (telefone celular) com fones de ouvido e com aplicativos como: bloco de notas para escrever um texto se rolar inspiração; câmera fotográfica digital para tirar fotos e gravar vídeos dos passeios; rádio FM para ouvir as estaçôes de rádio que embalam meu passeio ou viagem; e internet 3G ou 4G para enviar meus materiais em redes sociais como Facebook e Instagram.

2- Carregador de telefone celular para recarregar minha bateria caso ela esteja em baixa, isso se encontrar uma tomada, mas o carregador pode ser substituído por um banco de energia portátil USB, o famoso "power bank".

3- Câmera fotográfica digital com bateria com carga cheia e cartão de memória, se possível com estojo protetor e bateria extra com carga cheia, ou carregador de tomada para mais conforto.

4- Agenda ou caderneta com caneta esferográfica para registrar por escrito os acontecimentos do passeio ou viagem, sendo esses itens essenciais para um aventureiro voltado para a literatura.

5- Uma mochila é um item importante para levar diferentes itens citados acima, deixando mãos livres para dar mais comodidade ao passeio, também podendo levar uma necessite com produtos de higiene pessoal e uma garrafa ou cantil térmico.

Quando falo de passeio ou viagem em Curitiba devo citar que como nosso clima é instável talvez possamos levar um cachecol, casaco e um guarda-chuva na mochila, estou desviando um tanto do minimalismo ao incluir algumas coisas, mas os itens listados são apenas possibilidades, o aventureiro decide o que vai levar em seu passeio ou viagem. Em outros locais as opções viáveis de levar na mochila serão protetor solar, roupas de banho e uma toalha após curtir uma praia, cachoeira, rio, lago ou piscina, como foi nas minhas viagens em Cabo Frio e Arraial do Cabo no Rio de Janeiro.

Dicas do que fazer no passeio ou viagem curta:

1- Caminhe pela cidade de manhã ou de tarde observando as belezas que te rodeiam, deixe-se envolver pelos lugares e coisas, esqueça um pouco suas obrigações e compromissos naquele momento, vai ser uma higiene mental, deixe o fascínio te carregar no colo.

2- Estimule e sacie sua curiosidade por coisas variadas que te chamarem a atenção durante o passeio ou viagem curta, vai ser edificante ser curioso como uma criança encantada com um mundo estranho.

3- Experimente alguma comida ou bebida nova, ou simplesmente faça um lanche ou almoço em um novo lugar, aprecie a gastronomia.

4- Caso seja possível conheça uma pessoa que assim como você também está passeando ou viajando, vão ter umas pessoas fechadas ou abertas, divirta-se com isso.

5- No caso do Brasil como em quase qualquer país aproveite o passeio ou viagem curta, mas Tomé medidas de segurança para evitar problemas.

Quero que com essas dicas você aproveite vários passeios e viagens curtas em sua cidade ou em cidades vizinhas, no caso de cidades distantes a mochila deve ter toalha(s), roupas e outras coisas necessárias para curtir dias e noites longe de casa. O princípio é o mesmo e a diversão só aumenta, abrace o mundo enquanto ainda existe energia, saúde, tempo e dinheiro para viver.

- Hector Hertz.

Outubro/2015.

Hector Hertz
Enviado por Hector Hertz em 15/10/2015
Reeditado em 10/11/2017
Código do texto: T5415044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.