Série Família Inabalável: OS FUNDAMENTOS DA FAMÍLIA
OS FUNDAMENTOS DA FAMÍLIA
Josué 24.15
INTRODUÇÃO: A família unida e amorosa alegra o coração de Deus, o Senhor odeia famílias destruídas. (Malaquias 2.16). Logo nos primeiros capítulos bíblicos há uma orientação do Senhor as famílias: “O homem deixará o seu pai e mãe e se unirá a sua mulher. E eles se tornarão uma só carne”. (Gênesis 2.24). Vemos a importância que o Senhor dá as famílias no primeiro milagre de Jesus que se realiza em uma festa de casamento (João 2).
Deus ama as famílias, e ela é à base de toda a sociedade, e estamos vivendo de uma forma geral uma decadência espiritual, social e moral em nosso Brasil. As famílias tem sido alvo de ataques constantes e quanto maior os números de famílias desfeitas, em crise, etc. mais teremos uma sociedade violenta e cruel.
Estamos dando inicio a Campanha de 40 Dias de Jejum e Oração com o tema: “Família Inabalável”. E nós como Igreja de Jesus devemos entender que não podemos nos calar e permitir que o Inimigo continue com seus ataques. Por este motivo nós devemos entender que somos agentes transformadores da sociedade, o Senhor mesmo afirmou que somos luz do mundo e sal da terra (Mateus 5.13-16). Devemos também denunciar o pecado e ensinamentos pecaminosos que tem se espalhado em nossa cidade e ensinar mansamente a obediência a Palavra de Deus através de nosso viver. Sem se esquecer da importância da prática constante da oração e do jejum (Marcos 9.29 e João 14.13-14).Veremos neste estudo três importantes fundamentos do casamento, que devemos aprender, praticar e compartilhar a saber:
O FUNDAMENTO DO AMOR
“O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, suporta. O amor nunca perece” (1 Coríntios 13. 7-8).
O amor nunca morre. E o amor tem que ser à base de nossas famílias. A verdadeira riqueza é ter um lar que transborde AMOR. Famílias amorosas compartilham sonhos, dificuldades, alegrias, etc. Em família aprendemos a amar e respeitar o outro (Efésios 5.33). Lares amorosos utilizam as palavras para EDIFICAR uns aos outros e estão prontos para ouvir (Tiago 1.19). Filhos que crescem em ambientes acolhedores se tornam adultos mais seguros. Quem ama serve o outro com ALEGRIA. Todos os lares estão sujeitos a falhas, mas o lar fundamentado em amor vence o mal com golpes de bondade (Romanos 12.21).
O FUNDAMENTO DO PERDÃO.
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?". Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete”. (Mateus 18.21-22).
A família é a ESCOLA do perdão. Pois, em família tenho a oportunidade de exercer o perdão quantas vezes forem necessárias. A família é a escola do quebrantamento, pois é em família que aprendemos a exercer as FUNÇÕES familiares, e entender que o outro também esta aprendendo. Temos que ajudar o nosso familiar a desenvolver todo o seu potencial. O Senhor deseja a paz em nossos relacionamentos familiares (Malaquias 4.6) e que lancemos fora as amarguras e ódios do passado e perdoemos de todo o coração os nossos familiares e parentes. A prática do perdão nos traz paz e esperança no futuro e nos aproxima de nossos familiares e de Deus. Quem ama não DESISTE do familiar em tempos de crise. O casamento é para toda a vida.
O FUNDAMENTO DA FÉ E OBEDIÊNCIA AO SENHOR JESUS.
“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção”. (Salmos 127:1).
É essencial que a Bíblia seja o alicerce de nossas famílias. A Palavra de Deus nos ORIENTA como devemos viver em família, a saber: na prática da submissão, do amor e do respeito. (Efésios 5. 21). Em Cristo é formada uma nova família, com novos procedimentos e valores. Firmados e alicerçados no EVANGELHO não cairemos nas ciladas demoníacas e nas tentações do modismo mundano que tem destruído diversos lares. A Bíblia nos ensina que o casamento é para toda a vida. A Palavra de Deus afirma que o sexo é para o casamento, e a vida matrimonial é homem com mulher. A família é benção de Deus, e o lar que obedece a Palavra se torna um PEDACINHO do céu.
CONCLUSÃO: Somos agentes de transformação de nossa sociedade, e as mudanças têm que começar em nossas famílias. Lares fundamentos no PAO – Perdão, Amor e Obediência, farão a diferença em nossa comunidade. Em tempos de crise familiar tenhamos a mesma atitude que Josué teve: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. (Josué 24.15).