A ditadura do óbvio

Essa ditadura existe, e leva muitas pessoas a julgarem que devem consumir o que é bombardeado diariamente pela mídia.

Creio que sou vacinado contra o óbvio.

Assim, até hoje não comprei nenhum dos livros (e muito menos li) "O Código Da Vinci", "50 tons de cinza" ou toda a série "Crepúsculo". Da mesma forma, também não assisti nenhum dos respectivos filmes.

Nada disso me despertou curiosidade. Pelos muitos comentários, inclusive elogiosos, já concluí que não me interessam. Não que eu seja do tipo "não li e não gostei" (ou "não vi") mas a gente tem de ter algum critério de escolha prévia e seleção. Atualmente assisto a série "Terra Nova" - não é uma obra-prima mas dá para assistir com interesse - e releio "O planeta dos homens alados" do grande Poul Anderson, um dos gênios da ficção científica.

Para que gastar dinheiro comprando livros que irão me desagradar (com temas doentios inclusive) se o meu dinheiro não dá para comprar livros em livraria - geralmente só compro em sebo? E mesmo que desse, eu teria minhas prioridades que não combinam com modismos. Também não vou a cinema - outra diversão mais cara do que deveria - e prefiro assistir em DVD. E também não me guio por sucessos midiáticos. Busco a qualidade estética e a mensagem moral.