O PROBLEMA DA PSICANÁLISE

Minha principal crítica com a psicanálise é a sua relação com o tempo, na alusão que Freud faz ao trabalho do psicanalista: um ofício que tira os excessos de uma pedra - o Ser Humano - até que apareça a obra de arte; ou seja, o psicanalista como escultor, um artista. Como se sua obra, que diferente do mármore não é inanimada, quisesse ficar o tempo que fosse necessário para ser "esculpida" tirando seus excessos, como se tirar excessos de pó de uma pedra fosse o mesmo que tirar da mente - não me parece possível, numa relação terapêutica, extrair do psiquismo sem adicionar algo, o que poderia chamar isso de manipulação ou, como a maioria prefere, intervenção - ambas, ação do ambiente para a pedra, ops... para o paciente. Parece isso mesmo, o psicanalista tratar aquele que deita em seu divã como sua obra de arte, numa relação egóica ou excêntrica do "eu sou o artista e vou devolver/encontrar sua forma". Insiste-se tanto na subjetividade ou "modos de subjetivação" do paciente que deixam em segundo plano a objetividade de seu sofrimento (que de tal forma faz parte da subjetividade do mesmo, da pedra, do paciente, doente, do cliente), como se aquele que procura ajuda não quisesse, antes de tudo, ajuda! É isso que me salta à "mente" quando vou num evento de psicanálise e ouço um psicanalista dizer com toda naturalidade que trata de uma paciente há 12 anos. Nesse caso, uma paciente fronteiriça, mas como se não houvesse casos de neuróticos com um tempo parecido ou até maior em divãs, se duvidar. O próprio Freud dizia que a ideia da psicanálise não era acabar com o sofrimento humano, e sim, a "troca do sofrimento neurótico pela infelicidade costumeira", mas nem nisso a psicanálise está cumprindo seu papel. Do mesmo modo que o problema da teoria Kleiniana não era Melanie Klein e sim os pós-kleinianos, talvez o problema da psicanálise não seja a psicanálise, mas os psicanalistas. Ainda assim, não quero perder a crença que exista funcionalidade e eficácia na psicanálise, só preciso achar esse lugar e ver se gosto dele.

OBS PARA LEIGOS: psicanálise é uma abordagem da psicologia. Não estou falando da psicologia como um todo, mas sim dessa abordagem específica. A psicologia têm várias formas de abordar/enxergar o Ser Humano. Como exemplo, algumas abordagens: psicanálise, comportamental, fenomologia, gestalt, humanista, sócio histórica, entre outras. Alguns de seus defensores não gostam de dizer que são abordagens terapêuticas (que se exerce, que se pratica num setting terapêutico), e sim, gostam de classifica-las como filosofias e até tecnologias. Mas todas, de certa forma, são praticadas na clínica, tendo elas ou não, comprovação científica de sua eficácia.