O caminho para a felicidade

Ser feliz é o desejo de todos os seres humanos. No entanto, muitos caminham por onde é impossível encontrar-se com a felicidade.

Para alguém ser feliz, é necessário praticar o bem e evitar a prática do mal. Quem quiser ser feliz – todos queremos – deve evitar a mentira, a repressão dos sentimentos. Quem quiser ser feliz deve evitar a fofoca, o preconceito, a vaidade, a arrogância. Faz-se necessário não guardar mágoa nem rancor; não odiar nada nem ninguém, pois o ódio faz muito mais mal a quem o alimenta. Quem usa bem a inteligência não odeia, pois o ódio não resolve nada; o que soluciona os problemas são as nossas atitudes, que não precisam ser impregnadas de ódio.

Para ser feliz, é preciso exercitar a razão. É necessário ter muito cuidado com os conselheiros: “Todo conselheiro dá conselhos, mas há quem dá conselho em seu próprio interesse. Seja cauteloso com o conselheiro e procure saber quais são as necessidades dele. Pois ele pode aconselhar em benefício próprio e não lançar sorte em favor de você”, diz o livro bíblico do Eclesiástico, capítulo 37, do versículo 7-8.

É importante não se deixar conduzir pela opinião alheia, pois cada pessoa pensa e diz o que quer. Outra atitude muito importante é não alimentar o medo de viver, de ser feliz, de fazer tentativas, principalmente se estiver na juventude, pois juventude é tempo de buscas, de tentativas; não é tempo de ser sábio, mas de tentar, de fazer opções, de arriscar, se as escolhas não fizerem mal a ninguém, nem a si mesmo. Há um medo que é bom: aquele que preserva a vida; mas o medo que nos impede de viver, que nos aprisiona, esse medo é doentio.

Outro passo essencial é não se prender ao passado, não se deixar levar pelas escolhas erradas feitas no passado; não deixar que o passado atrapalhe o presente e o futuro. Agostinho dizia que “o passado é o tempo que não é mais. O futuro é o tempo que ainda não é. Só o presente existe”. Portanto, viva no presente. Faça suas escolhas agora. O futuro é tempo de colheita. Planta-se agora. Quem não planta não colhe. Quem tem medo de errar nunca acerta. Até a matemática nos permite fazer tentativas. Este é um dos métodos da matemática: tentativas e erros. Eu gosto muito desse método. Ele é muito bom! Quem não quiser errar não deve viver. Quem vive erra. Só quem vive erra. Mas, somente quem está vivo é quem pode acertar.

É necessário ser leve; não absolutizar nenhum momento, pois tudo passa; até nós passamos. Nada é permanente.

Ser grato a Deus é fundamental. Viver é muito bom! Só a vida pode nos dar alguma coisa. Só quem vive tem a possibilidade de ser feliz. Quem está vivo tem, no mínimo, uma chance de ser feliz. Ame viver. Ame-se!

Não tenha medo do mundo, nem do que as pessoas pensam. Não se deixe controlar pelo pensamento das pessoas. Cada pessoa é única. Por isso, cada pessoa tem o direito de ser diferente, de assumir-se diferente das demais.

Quer saber de uma coisa? Eu sou um homem muito feliz! Sabe por quê? Porque eu procuro viver o que se encontra nas minhas palavras.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 26/09/2015
Reeditado em 26/09/2015
Código do texto: T5394855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.