Estou apaixonado

Aristóteles escreveu: "As pessoas que se consideram menos merecedoras do que são em verdade, são indevidamente humildes, quer seus méritos sejam grandes ou moderados, quer sejam pequenos mas suas pretensões ainda menores". (Ética a Nicômaco)

Muitas pessoas pensam que ser humilde seja diminuir-se. Não, isso não é humildade. Segundo Aristóteles, essas pessoas são indevidamente humildes.

O "Dicionário Filosófico", de André Comte-Sponville, registra: "O homem humilde não se crê inferior aos outros: ele deixou de se crer superior. Não ignora o que vale ou pode valer..."

Sendo assim, quem é humilde não se considera superior a ninguém, nem inferior. Eu já disse em outro momento e repito agora: eu não me reconheço, nem sou inferior a nenhum ser humano neste mundo, nem superior. Eu não me diminuo nem me supervalorizo diante de ninguém.

Ah! Estou apaixonado por Aristóteles.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 25/09/2015
Código do texto: T5393932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.