Ideias, Ideologias e outros valores impostos.
Ideias, Ideologias e outros valores impostos.
Ideias, o mundo é feito de ideias.
Algumas são bem aceitas, movem povos, se tornam referências, e viram verdades, verdades absolutas para alguns.
Mas no principio essa ideia nasceu de uma única pessoa, e que as vezes demorou séculos para ser aceita.
Os padrões ideológicos são assim, verdades que coletivamente ganham força e se torna uma imposição a todos, mas sua veracidade para cada qual é variável.
Liberdade, a ideia de liberdade, também surge nesse mesmo ponto de pensamento, quem define o que é liberdade, e até onde ela é aceita?.
Certas verdades, crenças, ideologias no geral caem por terra, quando os valores culturais de cada nação muda, por exemplo, para um católico, renegar a existência de cristo e crer em outro ser supremo é uma blasfêmia.
Mas se seus valores maternos e sociais fossem diferentes?, se ele tivesse de berço a cultura hindu ou islâmica, qual seria seu ponto de vista?, o mesmo?, obviamente que não.
Pessoas falam em liberdade, em ideologia, mas não respeitam as opiniões adversas, não veem que a verdade não é um bem coletivo, e sim um bem individual, cada qual tem sua verdade, seu limite, sua crença, sua opinião.
Mas a verdade vendida como a sublime, é a que uma maioria que desconhecemos impõe com a que devemos seguir.
Respeitar as opiniões, é fazer valer a verdadeira liberdade, pois ninguém é obrigado a seguir os padrões que você segue, e acreditar nas verdades que você acredita.