Os "refugiados" de cada miséria
Qual a diferença entre os necessitados brasileiros e os que estão do outro lado do mundo ou até entre os "vizinhos" estrangeiros? Podemos nos comover somente em relação aos que estão distante de nossa realidade? São algumas perguntas, entre tantas outras, que me faço, perguntas incômodas que nós deveríamos responder. Tenho visto muita gente reclamando que nosso governo abriga refugiados haitianos, senegaleses entre outros. Inclusive, ouvi e li frases como "Que este povo vem fazer aqui? Vem nos contaminar, tirar nossos empregos?". Essas mesmas pessoas estão "chocadas" com toda essa desgraça dos refugiados que correm das guerras e pobreza.
Queria escrever um texto coerente, razoável de se ler, mas não contive a vontade de colocar para fora minha estranheza e espanto que meus sentidos captaram. Fico pensando com que direito nós, brasileiros, temos de nos chocar, quando bem perto de nós a gente mal consegue enxergar quem sofre e não consegue fugir da miséria. Será que se chocar com a tragédia e miséria internacional nos faz mais humanos (ou hipócritas)? Seria uma tentativa de absolvição, por não conseguirmos enxergar os que aqui moram, sofrem? Seria um tipo de comoção histérica, onde devemos seguir o fluxo da maioria chocada, depois de ver um corpo infantil? Falando nisso... Se não houvesse corpo infantil , alguns países teriam liberado a entrada dos refugiados?
Encerro meu texto com muitas perguntas feitas, guardadas e sem respostas