A origem dos Símbolos - Feminino e Masculino (Fernando Paz)

As formas circulares são as primeiras representações femininas, pelo lado físico: as curvas, pelo lado filosófico: os ciclos e as emoções (sinuosas) e porque não dizer a complexidade de compor tal forma. O circulo também é a representação divina e nos primórdios os deuses eram astros como a lua e o sol. Os primeiros deuses foram femininos(exemplo: Gaia - a Terra, a Grande Mãe) e com o avanço do patriarcado, as sociedades modificaram os mitos e os homens superaram suas mães.

Nascia assim, a reta: a espada, a linearidade (razão) e a

simplificação de uma forma geométrica definida por dois pontos. Essa introdução é uma base sintetizada que pode explicar perfeitamente a forma feminina e masculina.

Mas indo além, observarmos que ambas as figuras, apresentam uma parte reta e outra circular, o que insinuaria que dentro do feminino, há uma parte masculina e dentro do masculino, uma parte feminina e ambas as formas se encontram e se complementam como um "espelho". A mitologia grega das "almas gêmeas", narra um ser andrógeno composto por ambas as naturezas e extremamente poderoso, que ao desafiar Zeus (o Grande Deus), este lança um raio que o parte em duas metades, que enfraquecidas, passam a se buscar na esperança de juntos serem fortes outra vez. É assim que, buscando no outro a nossa metade, no fundo, procuramos a nossa parte "espelhada". Logo não somos metades que se buscam, mas inteiros que se encontram.

As metades só existem dentro de nós e ao encontrá-las

restauraremos a nossa força e poder original.

Fernando Paz
Enviado por Fernando Paz em 01/09/2015
Código do texto: T5367337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.