A origem dos Símbolos - Santa Tríade (Fernando Paz)

Poucos sabem, mas quando a nascente Igreja Católica surgiu, pela necessidade de formar seus símbolos e rituais, a mesma bebeu na fonte de outras culturas e mitologias. E foi assim que a Santa tríade egípcia Hórus-Isis-Osiris, seriam bases apropriadas na forma do "Pai, filho e espirito santo". Ainda que a roupagem seja diferente, o conceito é o mesmo.

Muitas são as analogias desta tríade, embora todas difiram do gestual da cruz: sofrimento e sacrifício. A cruz é a inversão da

piramide. Se na última, o topo é o céu e a base a terra, na primeira a madeira horizontal representa a terra e a vertical o céu, que ao se cruzarem, se convergem.

A Santa tríade é o encontro do homem com ele mesmo. Se para o catolicismo o Pai representa o criador, o filho: Jesus em seu corpo material "criado" e o espirito santo a manifestação entre os dois planos físico e espiritual...Filosoficamente, isso se desdobra no SER - FAZER - TER, ou ainda, no ESPIRITO - MENTE - CORPO...e também, no PENSAMENTO - ATITUDE - PALAVRA. Enquanto vivemos planos, que comumente separamos e dividimos, as 3 partes nos ensinam que só juntas estamos inteiros e que uma das partes influencia diretamente nas demais.

O equilíbrio é como uma ponte que liga os extremos. Os extremos apenas parecem divididos, mas assim como um rio "separa" duas margens, as mesmas são ligadas pela terra sob o rio.

Comumente, repetimos os rituais em gestos mecânicos, quase mantras... Mas se formos capazes de pensar na razão que nos leva a agir, mais inteiramente nos doaremos a ação, entendendo que ao "fazer",manifestamos o que "somos" e por consequência aquilo que "teremos".

Fernando Paz
Enviado por Fernando Paz em 01/09/2015
Código do texto: T5367306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.