ÉTICA DE KANT PARA HOJE,UMA LEITURA PROVOCATIVA DE HABERMAS.
“É mais provável que Kant tenha errado no encurtamento individualista de um conceito de autonomia de cunho intersubjetivo do que em uma distinção insuficiente entre os questionamentos ético e pragmático”. (HABERMAS. 2007.p.48)
Habermas é ciente do grande preço pago por Kant em estabelecer um conceito de moral autônoma pós-metafísica, e analisará este conceito de forma propícia voltada à atualidade. Neste sentido, ele trabalha em caráter reformulante o conceito moral de Kant no âmbito do discurso.
Por isto, é necessário realmente repensar esta moral, a tal modo que ela seja tida como uma proposta coerente para atualidade, levando em consideração as peculiaridades existentes nos seres humanos. É justamente aí, que o trabalho se voltará a Jürgem Habermas, que reformula a ética de Kant e a tornará propícia através do discurso, algo interessante a ser pensado hoje. Neste sentido, este breve trabalho deixa aberto para reflexão de formular-se uma obra sobre o pensamento ético de Habermas para a contemporaneidade.