RETROCEDER ou AVANÇAR?

Hebreus 10.39 "Mas nós não somos dos que retrocedem"...

Lembrei-me de uma sábio conselho que minha mãe sempre dizia, baseando-se neste versículo bíblico acima:

"Só vire a página das etapas da vida quando realmente sentir-se segura para fazê-lo, quando você estiver certa de que assimilou tudo, e o que tinha pra você nesta fase já foi totalmente compreendido; não leve pra outra "página" medos, dúvidas, questões ou qualquer outro sentimento que possa fazer você sentir o desejo, ou de ser necessário retroceder e ter que outra vez vivenciar, o que já devia fazer parte do passado. Esteja certa de que a próxima página te fará avançar e não retroceder".

Lembrei que quando era criança, amava brincar com antiga máquina de datilografar que meu pai tinha, e nela havia uma tecla de retrocesso; quando estava escrevendo algo e lá no final da frase percebia que tinha algum erro de grafia, ia batendo naquela tecla até chegar no ponto do meu erro e só então corrigi-lo. Até que um dia descobri que não precisava ir batendo somente naquela tecla, podia simplesmente destravar o carro da máquina e leva-lo até o ponto desejado para fazer a correção.

Isso acontece na vida também... muitas vezes somos ainda crianças em algumas questões do nosso viver, e não conseguimos ir direto ao ponto, ficamos retrocedendo, retrocedendo, retrocedendo, até ao ponto que precisamos chegar para rever, reexaminar, reorganizar, reescrever, certos erros cometidos; sendo que não deveríamos ter avançado sem nos darmos por apercebidos do tal erro, no momento exato do engano, displicência, gafe, ignorância, ou como queiramos entender, já deveríamos ter parado e concertado para só então prosseguir.

Hoje na nossa era pós-moderna, da tecnologia, da informação, da comunicação, isso é mais fácil, porém ainda existem muitos que deixam pra revisar ou acertar depois... hoje quando erramos qualquer digitação, já vimos um sublinhado colorido abaixo do erro pra que venhamos corrigi-lo imediatamente, só não o faz quem não quer ou quem prefere deixar pra depois, o que dará um trabalho redobrado; pois onde teríamos apenas uma palavra pra corrigir, será preciso revisar um texto, ou até um contexto inteiro e isso demandará maior tempo e maior atenção, impedindo o nosso avanço.

Trazendo pra nosso cotidiano, temos hoje inumeráveis meios de ajuda para concertar nossos erros, mas não nos valemos deles; estamos na era da comunicação, porém nos enclausuramos falhando, e muito em nos avaliar, em nos reciclar e deixar que tudo isso nos ajude a acertar. Somos egoístas e temos dificuldade em reconhecer e rever nossos erros, isso nos deixa estagnados e onde poderíamos estar avançando, estamos retrocedendo; não destravamos, estamos apenas clicando na tecla do retrocesso quando poderíamos correr e avançar em nossas próprias dificuldades.

Quando a Bíblia nos fala através do escritor aos Hebreus de que não somos dos que retrocedem, ela quer nos ensinar que devemos viver de tal forma que todos os erros que vamos cometendo pelo caminho, não permaneçam errados a vida toda, ou que tenhamos após algum determinado período, retroceder ao ponto onde falhamos para concertá-lo. Porque não concertamos no momento, na hora, para que não tenhamos depois nossas consciências invadidas pela culpa, pelo medo, pela dúvida e etc...

A Bíblia também nos diz em Eclesiastes 3, que pra tudo tem um tempo determinado, quando andamos atrasados ou adiantados nesse tempo que Deus nos dá e com os propósitos para os quais eles foram criados por Ele, corremos o risco de andarmos no contra-tempo e perdemos o ritmo das coisas, e quando alguém anda ou faz tudo fora do ritmo, ou fora do tempo, percebemos quanto tempo foi perdido em avanços e retrocessos... é caminhar em cima da esteira... caminha, caminha, mas não chega a lugar algum, sem contar com a energia perdida, o desgaste, as frustrações, a perda de ânimo e canseira.

Fica aqui o que aprendi desde cedo, não vamos virar a página da vida sem deixar tudo bem resolvido, Não vamos nos permitir ter que voltar e recomeçar tudo outra vez só porque não revisamos antes de começar outra etapa. Fazer isso, vai ser como ficar retrocedendo e avançando, retrocedendo e avançando, retrocedendo e avançando.

Deus nos chamou para olharmos para frente, para irmos avante, para conquistar a terra, para olhar além das dificuldades, para ter uma visão ampliada (visão de águia).

LEMBRE-SE: "Mas nós não somos dos que retrocedem"...

Nira de Andrade
Enviado por Nira de Andrade em 27/08/2015
Reeditado em 28/08/2015
Código do texto: T5361142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.