Quem finge melhor?

Fingir não é um ato desejável. Mas, será que o fingimento poderá ser bom em algum momento? Quem finge melhor: quem imagina estar enganando alguém (através da ajuda de outras pessoas), ou quem finge estar sendo enganado, mas enganando quem nem imagina estar se iludindo através de seu fingimento?

Fingir pode ser uma arte, mas é preciso saber fingir. No tempo de Sócrates, muitas pessoas imaginavam saber muita coisa. Sócrates, no entanto, fingia não saber de nada. Quem imaginava saber muito, se conversasse com Sócrates, chegaria à conclusão de que não sabia o que imaginava saber. Era, pois, um saber ilusório. O velho Sócrates, porém, através do seu fingimento de não saber de nada, mostrava que sabia muito mais do que aqueles que imaginavam saber mais do que ele. O fingimento desse filósofo grego era e é chamado de ironia.

Quem finge melhor: quem imagina estar enganando, ou quem engana fingindo que está sendo enganado?

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/08/2015
Código do texto: T5350028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.