Existencialismo sartreano

O filósofo francês Jean-Paul Sartre dizia que o homem é responsável por aquilo que ele é. O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo. Não importa o ateísmo de Sartre. O importante é que ele nos mostra a nossa responsabilidade diante do que somos.

A existência precede a essência. O homem não nasce com uma essência. A essência é uma construção de cada pessoa. Primeiro, eu existo. Depois, eu me faço, eu me torno o que eu sou.

O homem se faz covarde tanto quanto se faz herói. Cada covarde é responsável por sua covardia. É um pensamento duro, mas verdadeiro. Esse existencialismo poderá ser duro, mas nos leva a nos reconhecer senhores de nós mesmos.

A vida é feita de escolhas. Ninguém poderá viver a minha vida. Ninguém decidirá por mim. Todos nos encontramos sozinhos, tendo que escolher o que seremos. Não há um sinal que nos diga o que devemos ser ou fazer.

"O homem é condenado a ser livre", dizia Sartre.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 17/08/2015
Código do texto: T5349450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.