"O TEMPO 01"​

                                          IMAGEM DO AUTOR

                            Reedição como abertura de um novo texto_ 


                                            “NOSSOS MEDOS”


 
      Falar de Deus, é pedir para não ser lido, é como se Deus fosse nos punir por não aceitar algo que a religião nos impõe. Deus é muito mais profundo e está muito mais longe e mais perto do que imagina a nossa medíocre filosofia. Eu entendo que hoje qualquer mente mais arguta questiona o que há poucos anos se alguém escrevesse ou falasse o que alguns tem coragem de  dizer agora, seria queimado em praça pública. Só o fato de a inquisição católica ter matado em nome de Deus nosso índios e negros e tantos gênios como Giordano Bruno e Joana d’Arc. entre eles, sem contar às cruzadas onde se matavam aos milhares de homens mulheres e crianças em nome deste Deus, é motivo suficiente para eu detestar religiões de todo tipo. 

     Lutero fez uma reforma e criou o protestantismo do qual derivou tantas seitas e cada uma com uma forma mais original de vender Deus para as mentes sofridas do nosso povo que vive à violência, a fome a desigualdade e pela razão de achar que nesta vida não foram tratados com justiça, passam a acreditar em outra existência após a morte. 

     Deus está em todas as coisas que não conseguimos explicar. Deus está muito longe, numa distância tão grande que não podemos alcançar. Deus está tão perto que podemos tocá-lo a qualquer instante e às vezes o abraçamos sem saber que estamos abraçando Deus.  Deus está no amor, na beleza, no ódio, na amizade, na guerra, no fogo, na água... 

     Na nossa mente... Quem colocou Deus na minha mente? Minha mãe, que herdou da mãe dela que herdou da avó dela, da bisa, que herdou dos seus antecedentes, que herdaram dos seus antepassados, que herdaram dos homens das cavernas, que herdaram do hominídeo que viviam nas árvores que herdou dos seus medos do inexplicável e colocou na cabeça dos homens das cavernas, que colocou na cabeça dos antepassados que colocaram nas cabeças dos antecedentes da minha bisavó, que colocou na cabeça da minha vó que enfiou meio a força na cabeça da minha mãe que quase teve de abrir a minha cabeça para colocar Deus lá dentro... 

     Eu é que não consegui colocar nas cabeças dos meus filhos a quem um dia deste numa conversa informal eu perguntei: acreditam em Deus? A resposta de um foi à mesma resposta que obtive do outro. Pai, Deus é esta força maravilhosa que nos conforta quando estamos tristes, a luz que buscamos quando estamos nas encruzilhadas da vida, mas ele existe? Existe sim, ele existe em tudo o que vemos sentimos, no abstrato e no imaginável, tudo isto incluindo nós os seres humanos somos: “Deus” e o fato de pularmos no colo dele nas horas de atribulações, é porque temos dentro de nós uma força que chamamos de fé e esta fé é Deus que nos socorre. 

     Portanto Deus é um conceito de cada um, não está em nenhum lugar, está em todos os lugares, não existe, existe sim. Não importa que eu diga que ele não existe, eu sinto que existe uma força que criou todo o universo, ou... Todos os universos, ou ele é o próprio universo e assim eu sou Deus já que ele mora dentro de mim.

      Portanto não preciso que fiquem me dizendo que ele vai me castigar, eu não acredito, também não me diga que ele vai me colocar rico, eu não acredito. Também não me diga que ele vai me dar saúde, eu não acredito, me castigar, como? Não deixando que eu vivesse depois da morte? Eu não acredito... Não me deixando renascer, bom, até posso acreditar... 

     Este lance de até os micróbios ficarem fazendo foc-foc para gerar descendentes é meio suspeito, pode até ser que amanhã um gene meu seja dominante quando expelido num espermatozoide e ele vencer aquela bendita corrida contra milhões de outros caras doidos para furar o couro da... Da... Do... Do, pô meu, do trem que eles chamam de ovulo uai.


     Quer saber, vá vendendo deuses por aí, tem uma porção de gente que compra. Na minha porta não, eu já tenho uma porção deles encostados na minha oficina esperando conserto, o meu de fé? Meu irmão camarada, o meu Deus de verdade, aquele que eu tenho dentro de mim? Vendo nada, cê acha? Se eu vender, quem vai me dar colo na hora que eu precisar? Vendo não. E não compro... É, cada um com o seu.
 
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 06/08/2015
Reeditado em 07/08/2015
Código do texto: T5336932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.