VIVER

Eu gostaria de encontrar palavras que traduzissem a minha gratidão a Deus, mas não encontro. Será que essas palavras existem? Não sei. Só sei que eu sou verdadeiramente apaixonado pela vida. Viver é a melhor coisa do mundo. Se Deus me permitir, eu terei uma vida longa, com saúde, inteligência, sabedoria e felicidade. Jamais negarei a minha idade. Quem esconde a idade que tem não honra a vida que Deus lhe deu, além de ser preconceituoso, pois vê os muitos anos como algo negativo. Eu ia parabenizar alguém no Facebook, mas não o fiz, pois a pessoa colocou, no seu perfil, uma idade muito inferior à sua.

Sou um homem feliz! Aprendi a ser feliz; continuo aprendendo. Enquanto eu viver, quero que seja por muitos anos, eu estarei sempre aprendendo, tanto espiritual quanto intelectualmente. O meu intelecto e o meu aspecto humano exigem crescimento. Os humanos devem evoluir.

Quero agradecer a Deus – todos os dias da minha vida – a vida que Ele me deu e me dá todos os dias. Não quero alimentar expectativas que não dependam só de mim e de Deus. Não esperarei nada das pessoas para mim. Isso não representa sentimento de autossuficiência, mas o reconhecimento de que as pessoas não vivem para satisfazer as minhas expectativas. Esperar algo das pessoas é estar caminhando para a decepção e para o ato de se frustrar. Quero viver sem nada esperar do outro. Se eu não alimentar expectativas, eu poderei me surpreender favoravelmente. Se eu alimentá-las, poderei me decepcionar e me frustrar.

Em relação ao mundo, eu me contento com muito pouco. Em relação ao que eu admiro, o que eu tenho é muito bom e me faz um homem feliz. O que eu tenho não é pouco. O que eu tenho é muito bom!

A vida está sempre nos dando a oportunidade de aprender com ela. Viver é uma graça muito especial. Viver é a possibilidade de aprender diariamente. A vida nos oferece várias experiências. Se estivermos atentos à existência, aprenderemos com todos os acontecimentos existenciais. As experiências nos ensinam, e muito. Viver é a melhor coisa do mundo.

Não fomos feitos para o solipsismo. Não fomos feitos para a solidão. Entretanto, eu amo estar comigo mesmo. Na verdade, eu não vivo sozinho, nem poderia, com o trabalho que exerço; é impossível. Todavia, aprendi a gostar de estar comigo mesmo. Amo o silêncio. Até no meio de muita gente, eu consigo me dirigir para a minha interioridade. O Espírito Santo está dentro de mim. Deus mora em mim, além de estar em todos os demais lugares. Deus é Ubíquo.

Não sigo o determinismo, nem acredito que a vida será como eu quiser. O máximo que eu posso alcançar é isto: eu mesmo ser conforme o que eu desejo e quero ser. Tenho metas para mim mesmo. Quero caminhar dentro de mim. Quero exteriorizar o meu mundo, que não servirá apenas para mim mesmo. Vejo a necessidade de não perdermos os nossos sonhos, mas é importante reconhecer que a vida é feita também de realidade, inevitável realidade. O único sonho digno de ser sempre alimentado é viver bem.

Não somos Deus. Não podemos tudo. O nosso poder é limitado. Somos livres para plantar, mas não sabemos o que colheremos; se colheremos o que plantamos. Mas, se plantarmos o mal, o mal estará na nossa vida. O importante é semear o bem; semear o amor. Só o amor. Os dicionários dizem que amar é desejar o bem aos outros.

Não quero que as pessoas sejam iguais a mim, mas não aceito que ninguém queira que eu seja igual a ninguém. A beleza da vida está na diversidade, desde que essa diversidade não prejudique ninguém.

A sociedade quer igualar todo mundo. Ninguém deve ser diferente na sociedade em que vivemos. O diferente é anormal, estranho, esquisito. Ai de mim se eu não fosse diferente: eu não teria escrito este texto e milhares de outros textos, poemas, pensamentos e reflexões. Os “normais” não conseguem escrever as “bobagens” que eu escrevo. Não sei se eles sentem o que eu sinto. Os normais não fazem nada diferente. Eles não inventam nada; não surpreendem. A violência é causada pelos normais. Ser violento é normal. Eu, todavia, não quero pertencer ao grupo dos normais. Eu quero compreendê-los, ainda que muitos não me compreendam.

Não sei se alcançarei a ataraxia. O que eu sei é que eu a busco. Quero decantar a minha felicidade. Quero traduzir o meu prazer diante da vida. Mas não consigo. Por isso, eu me volto para mim mesmo, significando que a beleza da vida me faz pensar, elucubrar. Sou amante da sabedoria. E, segundo Agostinho, “se Deus é a sabedoria, o verdadeiro filósofo é um amante de Deus”.

Faço o meu convite a todos: amemos a vida! Respeitemos cada ser humano, cada ser vivo! Amemo-nos! Vivamos em busca do essencial! Que consigamos enxergar o que alimenta a nossa alma, o nosso coração, o nosso ser. Não percamos a oportunidade de aprender com a vida!

Que Deus me ajude a encontrar a sabedoria! Eu sou apaixonado por ela. Eu sou apaixonado pela vida. É a sabedoria que nos mostra o jeito certo e amável de viver.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 06/08/2015
Código do texto: T5336761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.