Fora "da Caixa"?
Você provavelmente já ouviu o termo "Pensar Fora da Caixa", e certamente sabe o que significa.
Hoje de manhã eu vi um exemplo disso acontecendo, e fiquei preocupado - uma vez que sempre achei que eu mesmo tinha o pensamento fora da tal caixa.
Pois bem, como eu disse, foi hoje pela manhã: entrei num banco (que por ironia era justamente a CAIXA) para tirar um cascalho e notei que todos os terminais continham um aviso de que estavam indisponíveis para saque, exceto um, lá no fundo. Na sua frente formava-se uma fila que chegava até a entrada do banco, e que aumentava cada vez mais.
Lá pelas tantas entra um senhorzinho pela porta, coloca as mãos na cintura e avalia a situação. Ele então dirige-se a um dos caixas eletrônicos que teoricamente não estava funcionando para saque, enfia seu cartão lá, digita sua senha e eis que o silêncio do recinto é quebrado pelo barulho da máquina contando o dinheiro e cuspindo-o para fora.
O tiozinho pega sua grana, confere e se vai.
Eu e a moça que estava atrás de mim nos entreolhamos e rimos, sem ter o que dizer.
Depois que saí do banco, fiquei pensando no assunto. O que levou aquele sujeito a ignorar o aviso? Será que ele não sabia ler, ou imaginou que se a quantia a ser retirada fosse pequena, talvez houvessem cédulas disponíveis? Não sei... talvez ele simplesmente realmente viva fora "da caixa", onde agora creio ainda estar aprisionado com uma cambada de gente.