Sobre a falta que o amor próprio faz.

Sabe aquela história que sua mãe sempre fala, de que “se você não se amar, não tem como você amar mais ninguém”? então, parece besteira, mas ela sempre teve razão (como em todas as coisas imagináveis e inimagináveis em nossas vidas).

Só que, você consegue amar alguém sim, ama com todo seu coração, daria sua vida por aquela pessoa, quando você a olha nos olhos, só pensa na sorte que deu em encontra-la; mas, a falta de amor próprio vai fazer com que esse relacionamento seja um inferno, não só para você, mas para o seu parceiro ou parceira. Daí você pode me perguntar o porque de eu pensar assim, e te respondo com minhas duas mãos no rosto de tanta vergonha: porque eu passo por isso. Todo dia acordo, me olho no espelho e tento encarar o desafio de me amar, e esse é um desafio e tanto! Porque eu não sou a pessoa mais amável do mundo, pelo contrário. “Vamos lá! você é inteligente, bonita, consegue o que quer nessa vida!”, mas, no fundo, alguma coisa dentro de mim fica me cutucando e dizendo “você sabe que não adianta mentir pra si mesma, não é? sua perdedora!”.

Eu sei que eu não sou a única que passa por esse problema, e só quem passa por isso sabe como a vida vira um caos com um simples “arruma seu cabelo” ou “não gostei do que você escreveu” (estou dando deixa para os meus inimigos acabarem comigo, mas, se for ajudar alguém, tá tudo perfeito), então, alguma objeção que seu parceiro(a) tenha contigo, se torna um drama em seu interior, e a única vontade que você tem é de sumir da vida, o que faz com que lide com as coisas de forma completamente imatura e jogue, todas as coisas boas que vocês vem cultivando com o tempo, através da janela.

Não, eu não sei te apresentar uma solução para essa auto-sabotagem diária que a gente faz, porque, se eu soubesse, com toda certeza que reina nesse universo, eu já teria saído dessa, mas, eu espero que o fato de saber que você não é o único(a) que passa por todas essas adversidades seja um acalento.

Que um dia a gente possa rir disso, abraçando nosso amor próprio e o amor das nossas vidas, com muita segurança e conforto. E espero que o amor das nossas vidas, mesmo não necessitando aguentar toda essa atribulação, aguente, pois, também espero que isso seja uma fase, e que passe, e passe pra valer.