CANTARES ALENTEJANOS (património sem igual(...))

ALENTEJO....ALÉM...TEJO...(terra do canto)

Gentes dos montes e das planícies, gente de costumes e de crenças, gente de verdade, que da vida faz o que sabe....! gente de sabedoria, que nao fala sem saber, mas tem no seu cantar a forma de viver. A falar a gente se entende, a cantar a gente aprende...!

Histórias do Alentejo e das suas gentes, espalharam-se por esse Mundo fora, levando consigo o canto, a identificação da fala, a forma de comunicação, que foi acolhida por povos de diversas raças e línguas. E com agrado que vemos crianças em idades escolares, aprender esses cantares..! Ouvir e aprender as "modas" que tanta beleza contém..! é um cantar sem música, mas da palavra ela vem..! cantar em uníssono, com tanta perfeição, é contar as histórias e cantar com emoção..! Vemos o balancear dos corpos, fazendo um batimento, soltam as vozes sem esforço, mostram o amor que vem dentro..!

ouvir cantar um passarinho ás 4 da madrugada..!

será apenas um caminho, para esta grande jornada..!

SER reconhecido, SER compreendido, SER desejado...! nao é uma VITÓRIA..! mas sim um DIREITO..! UM DIREITO DE RECONHECER O CANTAR ALENTEJANO COMO PATRIMÓNIO (...) E DAR Á HISTÓRIA A HERANÇA DE UM POVO SEM IGUAL..! QUE NO SEU JEITO DE CANTAR..! ULTRAPASSA AS FRONTEIRAS, DANDO O MELHOR QUE TEM PARA A CULTURA MUNDIAL..!

29 de Março de 2012

by: JmsP

JmsP
Enviado por JmsP em 23/07/2015
Código do texto: T5320408
Classificação de conteúdo: seguro