Popular ou impopular
A popularidade de um administrador público pode ser avaliada de diversas formas, uma delas é vê-lo caminhar bem à vontade em meio ao seu povo, conversando, dando risada, recebendo clara manifestação de carinho e respeito.
Agora, quando a administração não vai muito bem e a popularidade está no calcanhar o político desaparece e fica incomunicável, sempre trancado dentro de salas em infindáveis reuniões, e na antessala de seu gabinete sempre tem um “zagueiro” dando desculpas esfarrapadas para o povo. Se um chefe de gabinete ou assessor direto do prefeito não tiver jogo de cintura e habilidade política para o cargo que ocupa, os dois, silenciosamente decretarão a falência, sem recuperação a curto e longo prazo, o golpe derradeiro será nas urnas.
Nos últimos anos pude presenciar a popularidade de alguns, e a decadência de outro. Cada qual recebendo como prêmio aquilo que semeou.
Simpatia e carisma alguns já nascem, respeito e popularidade se conquista por meio de ações positivas, sem precisar usar da força do poder que o cargo proporciona.
José Renato Bueno