Série Babilônia: PROVANDO SER FIEL
PROVANDO SER FIEL NA BABILÔNIA
Daniel 3
Introdução: Este capítulo do Livro de Daniel nos ensina que vale a pena ser fiel a Deus, até mesmo quando somos desafiados em nossa fé. Daniel, capítulo 3, descreve uma historia surpreendente que tem o seu paralelo nos últimos dias mostrados em Apocalipse.
Vejamos alguns pontos importantes:
No capítulo 2: Sonho dado por Deus e Daniel fez a interpretação;
No capítulo 3: Estabelecida por Nabucodonosor – imagem do homem. 60 côvados= 36 metros. Na Bíblia o número 6 é o número da imperfeição, perdição e desobediência. A altura da Estatua é semelhante a um prédio de 10 andares;
Sonho dado por Deus: A imagem significava reinos que governariam o mundo em épocas diferentes. Nabucodonosor não aceitou a revelação do sonho e faz uma estatua de ouro com sua aparência, dizendo para Deus: “O meu reino permanecerá para sempre”.
Comparação entre Daniel 3 e Apocalipse 13: Em ambos os textos temos: Um líder mundialmente poderoso, adoração forçada, decreto universal, imagem falsa, um decreto de morte. E poucos fiéis demonstrando lealdade a Deus diante da morte.
No capitulo três, os jovens amigos de Daniel são desafiados a provar suas fidelidades ao Senhor, e nós que vivemos na atual “Babilônia” temos a nossa fé provada e venceremos se aplicarmos duas atitudes, a saber:
PRIMEIRA ATITUDE: PREPARE-SE PARA OS TEMPOS DE PROVAS
(Atos 14. 22 e Tiago 1.12)
Para sermos servos APROVADOS do Senhor, necessitamos PREPARAR a nossa alma para a provação. Devemos, portanto, nos fortalecer em oração e nos revestir na armadura do Senhor (Ef. 6. 13-18). Permita que Senhor te ENSINE os caminhos que você deve seguir (Sl. 32.8), e como devemos agir diante das seduções e momentos de dor.
SEGUNDA ATITUDE: NUNCA NEGUE A JESUS
(Apocalipse 12.11 e Romanos 8.36).
A nossa identidade é: sermos SERVOS do Senhor. O príncipe deste mundo (Satanás) tem enganado a muitos, pois ele veio para matar, roubar e destruir. Ele vai nos ameaçar e acender a fornalha das aflições, da dor, da humilhação, e da morte. Entretanto, mesmo em meio à fornalha ardente NUNCA negue a Jesus (Mt. 10. 32-33). O Senhor esta conosco na fornalha e desfrutaremos os BENEFÍCIOS da fidelidade.
CONCLUSÃO: Neste mundo tenebroso, que se assemelha a Babilônia dos tempos bíblicos, precisaremos demonstrar a nossa fidelidade ao Senhor constantemente. Portanto, esteja preparado para os tempos de provas, pois quem está preparado prevalece diante das dificuldades. E independente das pressões, ameaças e dores que você possa estar enfrentando, nunca negue a Jesus. Seja fiel até a morte!