Enigma é tudo aquilo que se é difícil de decifrar ou compreender. Conceito simples encontrado em qualquer dicionário. 
A alma é  um mistério, dizem poetas, trovadores e sonhadores nos 4 cantos do mundo, mas como desvendar os mistérios que se encontram nos recônditos do ser? A ciência faz sua parte, pesquisa, faz testes, entrevistas, grava,copila dados e tenta decifrar o mistério da alma humana, em vão, já os filósofos, se contentam com apreciações e observações a cerca do comportamento. O filósofo Platão já dizia que a alma é imortal, e o corpo é o cárcere.
Ao conjunto de sensações, percepções, sentimentos, pensamentos ,autoconhecimento e sapiência constitui alma, mas com decifrar?
  Há programas de computadores ultramodernos que dizem que é possível saber o que pensamos,até aí usou-se o conceito racional, pensamento lógico mas pode-se descobrir o que se passa na alma,será ela uma aura, uma luz, um sopro de vida, como em muitos casos de pessoas terminais, que voltam em um lampejo de vida e de morte?
Continuamos com o enigma, a saber este mistério já deixou loucos pensadores da antiguidade, de tão complexo, ser o tema. Eu como todo ser existente neste planeta, já me pus a pensar  no fato, e como todos também não cheguei a verdade absoluta, talvez porque ela nem exista. Alma , para mim, é energia, essência além da matéria,indelével, isto por si só já basta, não há como corroborar ou mesmo questionar tal fato,ela é o que é,acreditem ou não.
Lamento a quem chegou até aqui e ficou frustrado, talvez hoje eu esteja muito enigmática e não consiga ser mais clara e objetiva, me perdoem, não foi intencional. 
Minha alma está inquieta...

 
 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 13/07/2015
Reeditado em 02/10/2018
Código do texto: T5309376
Classificação de conteúdo: seguro