Série Babilônia: A SOBERANIA DE DEUS

A Soberania de Deus – Daniel 2. 24 – 49

Introdução: Soberania é um conceito bíblico do governo supremo a da autoridade legal de Deus como rei de todo universo.

Era muito comum na antiguidade e idade média existirem os reis e imperadores, que governavam uma nação e eram em sua maioria considerados os soberanos daqueles territórios e de tudo que estava sobre ele. O rei ou soberano não estava sujeito a condições ou opiniões populares, ele é quem instituía as normas e condições para se viver naquela nação. A ideia da soberania de Deus é bíblica, real e visível na historia de seu povo. (Isaías 6.1; Salmo 11.4; Salmo 93.1).

O domínio de Deus é total. Ele cumpre os seus planos no curso natural da vida, Deus é capaz de utilizar qualquer acontecimento para que seus planos se realizem, bem como realiza milagres também para que seus planos se cumpram. Vemos a soberania de Deus no plano da redenção, onde Deus em sua infinita misericórdia nos concede, por meio de Cristo, a redenção, o perdão de nossos pecados.

Aprendemos domingo passado que Daniel em meio ao perigo de morte, buscou ajuda em seus amigos e buscou ajuda no Senhor. Hoje veremos como Deus usou essa situação para demonstrar sua soberania e como Deus é soberano sobre todos os fatos das nossas vidas e de todo o universo.

Reconhecendo a Soberania de Deus em nossas vidas

Precisamos reconhecer a soberania de Deus em todos os momentos da nossa vida (Gênesis 45. 5). Mesmo nos momentos de dificuldade ou angústia, pois tudo está debaixo da soberana vontade de Deus (Gn 45. 7 – 8). Não devemos culpar a ninguém ou a nós mesmos pelos infortúnios da vida (Jó 1. 21). Louve ao Senhor em todo o tempo e se submeta a Sua vontade (Tiago 4. 15).

• Daniel reconheceu que nenhum homem era capaz de revelar o sonho ao rei (Dn 2. 27), mas somente Deus (v. 28).

• Daniel foi humilde em reconhece que ele não era maior ou melhor do que os outros sábios (v. 30)

• Daniel não foi passivo com a situação, ele buscou socorro, nós também não podemos ser passivos com qualquer situação em nossas vidas, mas devemos buscar ao Senhor. (Doença, desemprego, morte, salvação de familiares).

Reconhecendo a soberania de Deus nos fatos históricos

A visão da estátua:

A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre;

As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. (Daniel 2. 32, 33)

Significado: (versículos 38 – 40)

Quatro reinos.

O 1º era o babilônico, capital Babilônia, luxuosa, jardim suspenso.

O 2º era o medo-persa, invadiu a babilônia, era inferior ao babilônico, tinha leis rígidas, era poderoso e grande em territórios.

O 3º era o grego, representado na figura de Alexandre Magno ou Grande, invadiu e dominou o império persa, teve grande conquistas territoriais, foi o berço da democracia e filosofia.

O 4º era o romano, surgiu depois da morte de Alexandre, era forte mas tinha divisões internas, se desfez com o passar dos anos.

O 5º é o de Cristo, não tem fim.

Hoje vivemos em um mundo com várias nações e vários governantes, uns mais poderosos outros menos, mas Deus é soberano em todo o mundo.

Precisamos entender que todo governo foi instituído por Deus (Romanos 13. 1). Com a finalidade de promover a ordem da sociedade, e precisamos nos submeter a elas (1 Pe 2. 13, 14).

É momento de entendermos que precisamos orar pelas nossas autoridades para que eles tomem as decisões corretas quanto a nossa nação (1 Timóteo 2. 1 – 2)

• Precisamos conhecer mais sobre o governo, políticas, e tudo que envolve os governantes, não podemos ser passivos mediante a corrupção e a impunidade.

• A corrupção começa em casa, desonestidade, regras de trânsito, jeitinho brasileiro

• Daniel adquiriu vario cargos de confiança, ele não se corrompeu

Conclusão: Pela palavra de Deus entendemos que Deus é soberano, e podemos ver essa soberania revelada no plano de salvação, que se cumpriu na pessoa de Jesus Cristo. Tudo que acontece em nossas vidas está debaixo da soberania de Deus, e Ele cumprirá seus planos em meio ao curso natural de nossas vidas, portanto louve ao Senhor e se submeta a Ele. Todo governo foi instituído por Deus para promover a ordem da sociedade, precisamos orar pelas autoridades para que tenhamos uma vida em paz.

O Pastor e Francisco Michalak
Enviado por O Pastor em 07/07/2015
Código do texto: T5303236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.