30 E Poucos Anos, E Agora?

Eu digo com toda a certeza. Virar a casa dos 30 é a melhor fase da vida. Vai durar alguns poucos anos, mas vai valer a pena. Está valendo.

Se tudo seguiu o rumo certo na sua caminhada, você está com um bom emprego, uma carreira promissora e, ou um relacionamento firme e estabelecido, ou em paz por estar solteiro.

Você aprendeu a ser paciente e a sorrir em vez de falar. Entendeu que o silêncio pode ser mais rico que uma frase. Que algumas lutas não valem a pena. E que outras você faz questão de lutar.

Você é um conquistador, já. Ou na profissão. Ou no romance. Ou no círculo de amizades. Ou de propriedades. Ou de dinheiro. Ou de tudo isso junto ao mesmo tempo. Seja lá qual for o seu tesouro, você provavelmente já está colocando as mãos nele.

Mas você criou novos sonhos. Novos objetivos. Novos alvos. E, com toda a sua bagagem, sabe o caminho mais tranquilo para chegar até eles.

Você é bem mais seguro. Aprendeu a ter autoestima e a se valorizar. Entende suas qualidades e porque muita gente as admira. Já conhece também seus vários defeitos e por isso mesmo busca meios de supera-los.

Entende que nem tudo é branco ou preto. Adora passear pelo cinza, ora colocando os pés no branco, ora no preto. É um pouco lá e cá, um pouco assim e assado. Curte aquilo e isso aqui também. Por tudo isso, seus radicalismos estão desaparecendo. A banda já não se vende, o humorista já não perde a graça, o pop já não incomoda.

Você provavelmente já tem uma casa que comprou, que está financiando ou que aluga sem grandes esforços. Já tem na cabeça se quer ou não ter filhos, ou já os tem no quarto caso tenha tomado esta decisão aos 20 e tantos.

Você conhece muita gente. Sai e esbarra com colegas nos mais variados lugares. Tem conhecidos em diferentes cidades, até fora do Brasil. E por ter tanto contato por aí, por conhecer e ter cruzado com tanta gente, é extremamente seletivo com suas amizades. Tem várias opções pra sentar numa mesa de bar e dar risada, mas sabe escolher a dedo com quem vai conversar de forma séria e profunda. Tem um núcleo duro de amigos que muitas vezes fica até anos sem ver, mas quando os encontra parece que se viram ontem.

Você não quer que as pessoas gostem de você. Você quer as pessoas de quem você gosta.

Não quer estar o tempo todo cercado, quer se cercar daqueles que você mesmo escolheu.

Você já tem suas manias, seus conceitos e suas ideias, mas também não é cabeça dura a ponto de não muda-los. Aprendeu muito por experiência e seus preconceitos já estão dando lugar a conceitos moldados por esta vivência. Mesmo assim, adora quando a vida surpreende você.

Já consegue apagar um monte de músicas da sua biblioteca. E vive se surpreendendo com a idade de algumas dessas canções. Como diabos Mr.Brightside já tem 10 anos? Só lê, assiste, baixa e consome aquilo que interessa. Já não perde tempo com tanta quantidade.

Você aceita programas porque quer a companhia daquelas pessoas e porque pode pagar o lugar que elas escolherem.

Você já não é jovem, mas ainda não é velho. Não é um quarentão grisalho, mas também não é um moleque ainda com espinhas. Faz seu check up, mas o corpo ainda não é um problema. Faz seus exercícios, sua academia, seu esporte, tudo numa boa. A dor vem quando exagera. Mas você já conhece seus limites.

Você é velho demais pra morrer jovem e jovem demais pra morrer velho. Está virando a curva. Está indo muito bem. Está feliz. Está otimista. Como diabos o tempo passou tão rápido?

Daguito Rodrigues
Enviado por Daguito Rodrigues em 03/07/2015
Código do texto: T5298327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.