SABERES TAIS , SABER DE AIS
Tem gentes que só fazem estudar pela vida inteira , e simplesmente , para darem vida aos sonhos infantis do ser grande , do ser poderoso . E acabam trilhando esse caminho mergulhadas num glamour aconselhado , exalante das dinastias , a pretender notoriedades . Mas ao perceberem que terão de enfrentar um trabalho hercúleo , que viverão situações nebulosas , que não gozarão de quaisquer vitórias pessoais , terminam por amaldiçoarem a cada passo que deram , sem se importarem com tudo aquilo e com aqueles que estiveram em sua companhia , ora seguindo a mesma estrada , ainda que movidos por objetivos diferentes dos seus .
Ocorre que essas gentes não páram ... Vivem a enfiarem-se noutras empreitadas , igualmente vãs , porque vitrificaram-se na busca do glamour aconselhado e agora , imaginam que têm o direito a exigirem dos outros as notoriedades não ganhadas . Ah , sim , milhares conseguem . E ficam aparecendo nas capas das revistas , na primeira página de jornais , na tela da tv . E ao deixarem esse mundo de meu Deus , também nos deixam o seu testamento , curiosamente , não muito disputado : todas as sujeiras da alma .
Tem gentes que amanhecem sem o pão de cada dia por sobre a mesa da cozinha para tomarem apenas um café ralo , sem a presença de leite . E não trilham a caminho algum , são levadas de um canto a outro , aterrorizadas pelas necessidades do estar vivo . Essas gentes têm os mesmos sonhos infantis do ser grande , do ser poderoso . Quase sempre , não há quem nem o quê as façam mergulhar num glamour aconselhado , posto que no lugar da palavra ouve-se muito mais a dor , engrossada no ir e vir de cada dia ; passam e repassam a hereditariedade de suas tragédias , não as dinastias ; buscam , em desespero , a solidariedade . Mas ao perceberem que terão de enfrentar um trabalho hercúleo , que viverão situações nebulosas , que não gozarão de quaisquer vitórias pessoais , agradecem por cada passo que deram , importando-se com tudo aquilo e com aqueles que estiveram em sua companhia , ora seguindo a mesma estrada , ainda que movidos por objetivos diferentes dos seus .
Ocorre que essas gentes não páram ! Vivem a enfiarem-se noutras empreitadas , igualmente terçãs , porque determinaram-se na busca do glamour batalhado e agora têm a divina certeza de que as notoriedades lhes são merecidas . Oh , não , muito poucos conseguem. Vão desaparecendo nas capas das revistas , na primeira página dos jornais , na tela da tv . E ao deixarem esse mundo de meu Deus , também nos deixam o seu testamento , infinitamente , abençoado : todos os sorrisos e lágrimas de uma existência humana .