Cuidado ao falar

Existe um provérbio Chinês que diz: "A palavra é prata, o silêncio é ouro."

É verdade! Realmente o silêncio é muito valioso!

Às vezes, por falar demais, nós acabamos machucando as pessoas. Não só por não saber escolher as palavras, mas também pelo tom de voz e pela energia que liberamos ao falar.

Nós não sabemos o que outro está passando, se está enfrentando algum problema ou não, se está sensível ou não. E é por isso que devemos tomar muito cuidado.

Duro mesmo é conseguir ficar atento às palavras.

Pensar antes de falar!

Esse pequeno exercício pode evitar grandes desentendimentos: "Será que eu realmente preciso dizer isso?", "Será que o meu comentário vai ser mal interpretado?", "Qual será a reação da pessoa quando ouvir isso?", "Se fosse comigo eu ficaria feliz?", "Isso vai edificar ou não?".

O fato é que constantemente somos levados pelos impulsos. E é aí que está o grande problema.

Em todo caso, se não conseguiu evitar esse tipo de situação, o melhor é tentar se entender. Assuma o erro, peça desculpas e fique atento para que não ocorra novamente. Ou que pelo menos, ocorra o mínimo possível.

Se não pelo outro, por você mesmo. Pense antes de falar, escolha as palavras, procure ser gentil, amoroso, usar um tom conciliador, divertido e agradável.

Carregar o peso de ter machucado alguém é algo insuportável.

Toda vez que perceber que está angustiado, pensamentos a mil, ansioso, dê um tempo para você mesmo. Se permita parar, silenciar, sentir a paz do não fazer (ou se arrepender) e siga em frente.

Às vezes, estar em paz é melhor que do que estar certo!

E pra fechar esse texto, um provérbio Indiano que eu gosto muito: "Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio."