O livro das cinco mulheres

CINCO MULHERES - PIONEIRISMO FEMININO

Autor: Bernard Gontier

2015

79 páginas

Edição do Autor

Meu amigo escritor,

Não ouso sequer insinuar que é uma resenha, porque não é uma resenha. É apenas um comentário, umas palavras que saem do que se sente quando se lê (e relê) um bom livro. Quisera poder dizer palavras à altura do seu trabalho, mas as mais importantes são as que vem da alma e aqui estão: trabalho sério, de cronista, pesquisador, pensador - homem que sabe escrever aquilo que a gente gosta de ler. Homem que enxerga além da montanha, muito além. E no caso, aqui: biografias, e no caso aqui, como você mesmo explica: "artigos com tonalidade biográfica". Você relatou a vida de 5 mulheres que muita gente não conhece (eu não conhecia) -- mas que foram estrelas que iluminaram o céu da humanidade e continuam ainda iluminando.Imagino a aventura que deve ter sido essa busca, essa pesquisa, esse lapidar final....para dar forma a esse livro encantador e tão, tão alimento para alma de tantos buscadores.

Além da vida tão rica, frutífera, exemplar, de cada uma dessas cinco mulheres, o livro nos oferece aqueles momentos em que se dá uma parada, de repente, para se dizer : ôpa, que coisa mais linda! Como esses:

"toda vez que alguém desiste de um sonho, um anjo fica desempregado"

“a determinação não luta, pois já venceu. A fé, a determinação e a união de ambas garante a solução, a manifestação e o êxito em todas as coisas.”

“Já se falou que pais iluminados inspiram filhos”

Extraí apenas esses 3 pensamentos, para realçar que as cinco personalidades descritas foram exemplos de seres humanos normais, como todos nós, mas que foram abrindo caminhos para realização de seus sonhos numa época hostil, com luta, com determinação -- e seu exemplo de vida enobrece a raça humana, sem dúvida alguma. Nos difíceis tempos em que viveram, assumiram a realização da missão de suas vidas com coragem, com a força que lhes chegava do Alto na certeza de que o Anjo abre o portal, quando batemos à porta e dizemos da sinceridade de nossos ideais.

Não sei o que mudou hoje, meu amigo. Só sei que seu livro “Cinco Mulheres – Pioneirismo Feminino” me deu forças para lutar aqui no meu humilde dia-a-dia. A vida dessas cinco mulheres: Nellie Bly – Belva Ann Lockwood – Ellen Henrietta Swallow Richards – Maria Mitchell e Elizabeth Blackwell apresentada por você, entrelaçadas em sua narrativa por observações inteligentes, por reflexões sábias, por uma linguagem criativa e elegante, fêz-me muito bem à alma, trazendo-me a renovação da fé e da confiança num mundo melhor, para que alcemos vôo, acima de todos os obstáculos, para que nenhum anjo fique desempregado, pois todo sonho que traz por meta o bem comum, um dia se concretizará. Acredito nisso.

Obrigada, meu amigo por essa leitura que nos elevou, num mundo que precisa tanto de archotes como esse que você acendeu, ao escrever essa obra.

Um grande abraço.