Confúcio disse. Eu digo

Confúcio disse: “Quando todos antipatizam com um homem, devemos investigar. Quando todos simpatizam com um homem, devemos investigar”. Eu digo: quando um homem ganha tanto a simpatia quanto a antipatia de muitos, devemos observar e investigar. Se muitos te criticam, busca saber as razões das críticas que te são feitas. Se muitos te elogiam, busca saber as razões de seres elogiado. Ninguém é elogiado nem criticado por muitos por acaso.

Confúcio disse: “Não te preocupes se as pessoas não reconhecerem teus méritos; preocupa-te se tu não reconheceres os delas”. Eu digo: não te preocupes se muitas pessoas não forem capazes de te enxergar como és; preocupa-te se tu não enxergares as pessoas como são.

Confúcio disse: “Com quem segue um caminho diferente, trocar ideias é inútil”. Eu, porém, neste caso, digo: é importante ouvir quem segue um caminho diferente do nosso.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/05/2015
Reeditado em 20/05/2015
Código do texto: T5248349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.