Onde está a sua felicidade?

Hoje, ao ler um poema em certo site, eu vi este verso: “Porque a minha felicidade é você”. Eu fiquei pensando sobre a fragilidade da pessoa que escreveu essa obra poética. Colocar a sua felicidade em algo que se encontra fora de si mesmo não faz bem. Não se encontra a felicidade em uma pessoa. A felicidade depende do interior de cada ser humano.

Diógenes, o filósofo cínico, que andava pelas ruas com uma lanterna acesa em pleno dia, dizendo estar à procura de um homem, afirmou: “A felicidade consiste em nada possuir que o mundo nos possa tirar; em nada desejar que o mundo nos possa dar”. Concordo com esse pensamento. Ninguém tem o poder de nos fazer felizes, nem de tirar a nossa felicidade. Os livros didáticos de Filosofia que tratam desse assunto são muito sensatos. Essa postura que eu defendo encontra apoio neles.

Epicuro, outro filósofo antigo, dizia: “O essencial para a nossa felicidade é a nossa condição íntima, e desta somos nós os amos”, ou seja, somos os senhores da nossa felicidade.

Isso não significa que o dinheiro, uma boa casa, um bom trabalho sejam secundários. O que se afirma é que somos nós que nos fazemos felizes. Então, por que procuramos uma pessoa para nos fazer companhia? Para partilhar a nossa felicidade, o nosso ser; para nos doar a esse alguém. Quem não é feliz sozinho jamais conseguirá viver feliz com alguém. Quando se procura alguém é importante que seja com a finalidade de doar o que se é, e não com o desejo de obter vantagens do outro. Quem procura alguém para preencher suas carências afetivas jamais conseguirá viver bem ao lado dessa companhia. Colocar a sua felicidade em outrem é um caminho para a própria infelicidade e para a infelicidade do outro também.

Não temos o poder de fazer ninguém feliz, nem ninguém tem o poder de nos dar felicidade. O que podemos é sermos felizes com alguém. Viver sozinho também não é saudável. Como diz um pensamento muito conhecido: “Ninguém é uma ilha”; ninguém vive sozinho. Mas não temos o direito de responsabilizar ninguém por nos fazer felizes ou infelizes.

Muitos relacionamentos fracassam porque muitas pessoas desejam do outro aquilo que elas mesmas não conseguem dar a alguém. Muitas pessoas entram num relacionamento esperando muito da outra pessoa, mas com a incapacidade de se entregarem; de se doarem.

Obs.: É a vida que inspira o escritor. Uma obra poética faz parte da vida. Foi um verso de um poema que inspirou esta reflexão. Neste texto, eu não falo sobre um caso específico, mas a respeito da felicidade.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/05/2015
Código do texto: T5246240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.