Ainda tem jeito?

O Brasil não nos oferece as condições ou bases suficientes para esperarmos dias melhores. A corrupção se encontra arraigada nas estruturas sociais e políticas deste país. As raízes da corrupção são mais fortes do que a consciência crítica do nosso povo, apesar da existência de muitos bons e críticos cidadãos brasileiros.

Vivemos numa sociedade em que certas pessoas repudiam alguns políticos corruptos, mas defendem outros políticos envolvidos em corrupção. Que ética é essa? Que moral é essa? Só podem ser a ética e a moral do diabo. Alguém ético e moral não defende um corrupto, nem um partido sistematizador da corrupção.

Hoje, dia 8 de maio de 2015, os brasileiros viram, pela TV e pela internet, a declaração desprezível de um vereador de Parauapebas/PA. Esse representante dos parauapebenses afirmou que seu salário, de R$ 10.013, só dá para sobreviver. Eis palavras desse político: “O valor que o vereador ganha aqui, se ele não for corrupto, ele não tenha nenhuma dúvida, que ele mal se sustenta durante o ano... durante o mês”. Esse homem insensato, vaidoso, desumano, injusto e desprezível é representante de uma parcela do povo deste país. Ele não foi corajoso ao afirmar isso. Ele foi insensato (fez afirmação precipitada); mostrou que é vaidoso (considera pouco o que recebe do povo: dez mil reais por mês), desumano e injusto, pois não se dá conta do quanto ganha um professor, uma trabalhadora doméstica, quem não tem trabalho fixo e tantos outros brasileiros. Ele é desprezível: não reconhece a importância da função que exerce; considera pouco o que recebe por mês; gostaria de ganhar mais; defende a corrupção. Esse sujeito merece o asco dos brasileiros. Esse sujeito é a cara de muitos políticos deste país. Além do seu salário de mais de dez mil reais, ele recebe ainda R$ 2.800 por mês para combustível; R$ 1.000 para telefone, sem contar outros privilégios.

Mas é esse tipo de gente que representa o Brasil. É esse tipo de gente que o povo brasileiro elege. É esse tipo de gente que o povo quer no poder. A culpa é do povo. Ainda tem jeito? Sinceramente, eu não sei, nem espero mais nada de bom deste país chamado Brasil.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 08/05/2015
Reeditado em 08/05/2015
Código do texto: T5235024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.