FACULDADE NÃO É O LIMITE
“ Estude, porque a caneta é mais leve que a pá”
Vi essa frase numa publicação via facebook , juntamente com uma foto dupla, de um lado tinha um pedreiro segurando uma pá, e do outro um homem de terno escrevendo aparentemente Confortável, tal frase me causou uma enorme inquietação pois nem sempre a caneta é mais leve que a pá, depende do ângulo que olhamos.Um jornalista que trabalha até de madrugada, pensando e repassando a matéria provavelmente deve sentir o verdadeiro peso da caneta, ou das teclas, um escritor assíduo deve pensar que a caneta é muito mais pesada que a pá, afinal ele tem o trabalho de rebocar informações de pesquisar, raciocinar, peneirar palavras, encontrar sinônimos, revisar e forçar o cérebro a encontrar histórias originais e fascinantes.
Vejamos... uma pá é usada por um pedreiro para construir casas, colégios, hospitais, sem os pedreiros onde é que os estudantes iriam estudar ? Seria tudo ao ar livre, igualzinho a casa engraçada de Vinicius de Moraes.
“ Estuda porque a caneta é mais leve que a pá”
Levando em conta a lógica dessa frase, o fato de alguém ser formado em nível superior, não significa que ela tem ou vai adquirir sucesso, um bom emprego não vem apenas para quem tem diploma, temos vários exemplos de autônomos, empresários da indústria e da tecnologia que são extremamente resolvidos e não possuem diploma de ensino superior .
Ser bem sucedido, subir na vida, tem significados diferentes para cada individuo, Toda pessoa tem uma vocação, e algumas vocações estão fora do ensino universitário, como a dos massoterapeutas, pedreiros, pipoqueiros, palhaços e outros.
O sucesso e a prosperidade irá depender do esforço de cada um, do quanto você quer empreender em pipoca, cultura, massagem , construção de obras , tudo depende também da qualidade que cada profissional aplica em determinado serviço.
Bill Gates passou no vestibular de Harvard, no entanto decidiu deixar a faculdade, para criar a própria empresa a Microsoft, e hoje segundo a mídia ele ganha o dobro do patrimônio de Harvard, mas isso não indica que você deve trancar sua faculdade ou parar no ensino fundamental.
Faculdade é uma possibilidade de crescer profissionalmente, o ensino superior é um dos caminhos para o sucesso, mas esse não é o único caminho.
O fato de Bill Gates não ter adquirido diploma, não significa que ele não tenha estudado, com certeza ele pesquisou e estudou muito.
Hoje com tanta vaidade e ostentação percebemos que é um grande desafio encontrar coragem para trabalhar no que gosta, segurar uma caneta pode Ser muito cansativo, e a pá é essencial para mexer a massa que vai rejuntar tijolos e que se transformarão em muros, lares e pontes que levarão o produtor até o consumidor e vice e versa.