PARA REFLEXÃO

Hoje, eu não lhes trago um texto meu, mas apenas o pensamento de um grande homem espiritual e de ação do século XX, Mahatma Gandhi. Ele lutou pela não-violência e em defesa da independência da Índia. Lutou contra o Império britânico. Venceu sem usar uma arma sequer. Eis um pouco do que GANDHI escreveu sobre o trabalho:

“Deveríamos ter vergonha de repousar e tomar refeições abundantes até o dia em que exista um só homem ou uma só mulher sem trabalho e sem comida... Todo ser humano tem o direito de viver e, portanto, de encontrar o necessário para alimentar-se, vestir-se e habitar... A prova de boa ordem em um país não é dada pelo número de milionários que tem, mas pela ausência de fome entre as massas...

Não posso imaginar uma época em que nenhum homem seja mais rico que outro. Mas imagino uma época em que os ricos terão vergonha de enriquecer à custa dos pobres, e os pobres deixarão de invejar os ricos. Nem no mundo mais perfeito conseguiremos evitar as desigualdades, mas podemos e devemos evitar a luta e o rancor. Já temos agora muitos exemplos de ricos e pobres que vivem em perfeita harmonia. Devemos só multiplicar esses exemplos...

Embora nos repugne admiti-lo, a verdade é que não existiria exploração se as pessoas se negassem a obedecer ao explorador. Mas eis que intervém o interesse e abraçamos os cadeados que nos atam...

Não é destruindo os milionários que acabamos com a exploração, mas eliminando a ignorância dos pobres e ensinando-lhes a não colaborar com seus exploradores... A ideia de luta de classes não me seduz... Quem fala da luta de classes como de coisa inevitável não percebeu as implicações da não-violência ou percebeu apenas superficialmente...

Se todos os homens compreendessem e, sobretudo, se praticassem a eterna lei do amor, considerariam um pecado amontoar riquezas, e então não haveria mais desigualdades e misérias... Grande parte da miséria que aflige o mundo é consequência da nossa avidez. Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão...

Hoje, o rico vive tão descontente quanto o pobre. O pobre gostaria de ser milionário, e o rico, de ser multimilionário. Cada um, saiba ou não saiba, é um ladrão.”

PALAVRAS DE MAHATMA GANDHI que se encontram no livro "Mahatma Gandhi: o apóstolo da não-violência".

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/05/2015
Código do texto: T5226820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.