Um Exemplo de Coisificação da Mulher: A Propaganda da Itaipava
Não vejo com bons olhos a exposição nacional de uma propaganda de televisão onde uma mulher é assediada sexualmente e moralmente por diversos homens que fazem o papel de clientes, enquanto ela faz o papel de garçonete. Em pleno século XXI, onde as mulheres lutam para efetivar os seus direitos de igualdade de gênero, onde almejam o respeito da sociedade e dos homens, uma propaganda com esse perfil é imprudente, machista e retrógrada, aliás, é quase um ato neanderthal.
Ao meu ver, essa peça de propaganda faz uma clara apologia ao assédio sexual e, provavelmente, poderá induzir até no aumento dos casos de estupros de mulheres no Brasil, levando em consideração que a televisão interfere no comportamento de uma grande parcela de pessoas. Nesse sentido, é preciso que os órgãos reguladores e o Estado olhem com mais cuidado o conteúdo das propagandas de cerveja. Enfim, destaco que não sou contra o erotismo, nem contra a bebida alcóolica, mas sou contra o assédio sexual e moral e a irresponsável coisificação da mulher na mídia brasileira.